Protagonismo infantojuvenil na 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O evento aconteceu em Nova Almeida, nos dias 8 e 9 de março.

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Leandro Pereira - Secom/PMS

Fortalecimento de espaços para que crianças e adolescentes consigam opinar na formulação das políticas públicas voltadas para os seus interesses, além de muita emoção. Esse foi o saldo da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Nova Almeida, nos dias oito e nove de março.

Foram mais de 380 inscritos no evento, que trouxe como tema: "Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempo de Pandemia pela Covid-19: Violações e Vulnerabilidades, Ações Necessárias para Reparação e Garantia de Políticas de Ações Necessárias".

"É muito importante estarmos reunidos com um propósito comum de analisarmos os efeitos que a pandemia trouxe para a vida das crianças, adolescentes e de suas famílias. E, com a discussão e compartilhamento de conhecimento, teremos como construir propostas de ações para garantir seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia, visando a reparação e a garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade", declarou a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, em seu discurso na abertura do evento.

A Conferência é uma parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e sua programação foi repleta de propostas, debates e apresentações culturais.