29 de agosto é Dia da Visibilidade Lésbica

Entenda a importância desta data

29 de agosto é Dia da Visibilidade Lésbica


Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

Você já ouviu falar em lesbocídio? Você pode não conhecer o termo, mas certamente já ouviu falar sobre o assunto, que trata de homicídios praticados contra mulheres por conta de serem lésbicas.

Vamos aproveitar, que 29 de agosto é o Dia da Visibilidade Lésbica, para falar sobre esse tema, uma questão desafiadora na sociedade, pois muitas mulheres ainda são mortas por conta da orientação afetiva.

Dados de uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontam que entre 2014 e 2017, o número de registros de assassinatos de mulheres lésbicas aumentou 150%. O estudo também aponta que 57% dos lesbocídios ocorreram com lésbicas de até 24 anos, 65% foram registrados no interior do país e 83% das pessoas que cometeram os crimes são do sexo masculino.

Vale lembrar que lesbicídio é diferente de feminicídio. Enquanto o segundo caso é caracterizado, em sua maioria, por casos de violência doméstica, 83% dos casos de lesbocídio são cometidos fora da esfera familiar, por homens com algum tipo de aversão a mulheres lésbicas.

Os dados demonstram que essas pessoas são mortas somente por repulsa e discriminação contra a existência lésbica. 

“É preciso reconhecer a violência de gênero lesbofóbico e enfrentá-lo. Se faz necessário garantir a todas as mulheres lésbicas proteção e acolhimento. Vale ressaltar que a violência lesbofóbica é tão grave quanto as demais violências de gênero”, pontua a diretora da Divisão de Promoção de Igualdade de Gênero, Layza Lima.

A Divisão é um dos departamentos da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e promove diversas ações para o enfrentamento ao preconceito e fomento de oportunidades para todos.

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi escolhido em razão do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), que aconteceu em 1996. É um dia dedicado a discutir políticas públicas de combate à lesbofobia e dar visibilidade à comunidade lésbica no Brasil.