400 títulos de legitimação fundiária são entregues em Jardim Carapina

Trata-se do resultado da primeira etapa do programa Seu Lar Todo Seu

400 títulos de legitimação fundiária são entregues em Jardim Carapina

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/PMS

“Em oito anos, de 2013 a 2020, a Prefeitura da Serra regularizou três mil lotes. Quero dizer que, neste mandato, com essa equipe aguerrida, vamos regularizar 10 mil lotes na Serra. E vamos conseguir, pois temos uma equipe aguerrida, envolvida com a população”, disparou o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, na noite de quarta (27), durante a entrega de título de legitimação fundiária para 400 pessoas com imóveis em Jardim Carapina.

Trata-se do resultado da primeira etapa do programa “Seu Lar Todo Seu”, iniciado em janeiro deste ano no bairro. Outras três comunidades também já estão no programa: Parque das Gaivotas, Divinópolis e Vila Nova de Colares.

Em Jardim Carapina, a Prefeitura trabalha para ter cerca de 1.178 lotes regularizados e, em Parque das Gaivotas, outros 608 lotes. Já em Vila Nova de Colares mais de 1.600 lotes serão alcançados na primeira etapa do programa.

A emoção tomou conta dos participantes da solenidade, que aconteceu na quadra da EMEF Escola João Paulo II, em Jardim Carapina. “Esse bairro tem história. História daqueles que desbravaram Jardim Carapina, que só tinha mangue. Não tinha energia, água em casa. Jardim Carapina é um exemplo de superação. Na Serra, tratamos os mais simples e humildes como prioridade”, salientou o prefeito.

Quem lembra muito bem dessa época é o senhor Manoel dos Santos, 58 anos, casado com a Maria da Penha dos Santos, 58 anos. O casal está entre os beneficiados com pelo “Seu Lar Todo Seu”, da secretaria municipal da Habitação.

“Moramos aqui desde 1991, quando viemos de Minas Gerais. São 30 anos morando no mesmo local e, mesmo com todo esse tempo vivendo ali, nem imaginava que um dia poderia ter, em minhas mãos, a escritura de uma casa. O que está acontecendo é uma coisa muito boa! Vamos comemorar essa conquista em família, que é como vivemos, ao lado dos nossos três filhos e dois netos. Neste momento, recebendo o documento da nossa casa, me vem a lembrança de quando vivíamos em um barraco de madeira de um cômodo só. Para pegar ônibus, tínhamos que colocar sacola no pé para atravessar o valão. Hoje, temos a Avenida Presidente Dutra. A Serra é uma cidade que cresce muito, isso graças a Sergio Vidigal. A Serra é uma cidade de gente feliz!”, comemorou o morador.

“O título de legitimação fundiária é um documento de propriedade, com força de escritura, devidamente registrado em cartório. Através desse título vem a segurança jurídica a todas essas 400 famílias nesta primeira etapa. E vamos voltar! Essa é a primeira de muitas. É importante essa segurança, é importante poder chamar de ‘Seu Lar Todo Seu’. Esse programa foi instituído para proporcionar melhoria na qualidade de vida para o cidadão. Ele quer tornar a Serra uma cidade ainda mais humana, inteligente, criativa e empreendedora”, comemorou a secretária municipal da Habitação, Cláudia Silva.

Dona Ana Lourdes Oliveira, 76 anos, também contou sua história em Jardim Carapina. Uma história que ganhará mais um capítulo, com o recebimento do título de legitimação fundiária. “Moro desde 1997. Falo sempre que comecei antes do zero, pois tive que aterrar antes de construir a minha casa (risos) que, até hoje (ontem) não tinha documento. É muita emoção! Eu sonhei muito com isso. É tanta alegria que nem sei como definir. Aterrei”, disse.

Entrega da praça

E a festa não parou por aí. Após a entrega dos títulos, foi a vez da revitalização da Praça da Família, que contou com a implantação de brinquedos novos, reforma total da quadra poliesportiva, reparos nos alambrados, muretas e piso, novo bancos, jardinagem, instalação de academia inox, além da reformulação da iluminação com luminárias e refletores de LED. Um investimento de cerca de R$ 200 mil.