Abolição x Liberdade é tema de debate no dia 13 de maio

O encontro acontece às 19h30 na platataforma Zoom

Abolição x Liberdade é tema de debate no dia 13 de maio


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 71% das 8 milhões de pessoas que perderam o emprego entre o primeiro e o segundo trimestres de 2020 eram negras. O dado é uma coincidência ou pode ser consequência do racismo estrutural, que veio desde o Brasil Colônia e da República?

O dia 13 de maio - data da abolição da escravidão no Brasil - pode ser uma boa oportunidade para jogar luz sobre esse tema. Por isso, a Secretaria de Diretos Humanos e Cidadania (Sedir), promove neste dia um debate virtual sobre a data.

O evento será realizado por meio da plataforma Zoom, a partir das 19h30, e é aberto ao público. O tema será  “13 de maio - A falsa abolição e a busca por liberdade e direitos iguais”.

Para a diretora do Departamento de Promoção de Igualdade Racial da Sedir, Noemi Dandara Monteiro, é preciso debater sobre políticas afirmativas de reparação histórica, pois até os dias atuais há consequências devido a omissões da Lei Áurea.

“Esta lei extingue formalmente a escravidão, mas após 300 anos, seriam necessárias algumas políticas reparativas, no mínimo. Entretanto, a lei é objetiva e específica e não há sequer nenhuma preocupação com os até então escravizados e sua sustentabilidade pós-liberdade”, afirma Noemi

Segundo especialistas, esse abismo social só piorou com a pandemia. E tudo teria começado com a negação do direito à educação para escravizados e ex-escravizados, quando éramos República e os pretos não podiam estudar. O resultado foi o abismo na qualificação em comparação aos brancos.

A titular da Sedir, Gracimeri Gaviorno, pontua que mais do que nunca esse abismo étnico precisa ser sanado. “O caminho é trabalhar para promover a igualdade racial, o que já temos feito. Esse evento é uma ótima oportunidade para a sociedade se engajar nesse tema também”, destacou.

Roda de Conversa

Tema: 13 de maio- A falsa abolição e a busca por liberdade e direitos iguais

Data: 13 – quinta-feira

Horário: 19h30

Onde: https://zoom.us/j/94996379506?pwd=MkgyZXFWaHowYnMva3g5VC9iSVdQQT09

Facilitadores:

- Gilbertinho Campos – coordenador do Círculo Palmariano; presidente do Psol Vitória, dofono de Ogum do Ylê Axé Odé Omi Ewa

- Jacyara Silva de Paiva – militante do MNU; coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros Ufes

- Joelma dos Santos Rocha Trancoso – doutora em educação; assessora pedagógica da Coordenação de Estudos Étnico-raciais Sedu/Serra