Ação comandada pela Guarda da Serra fecha ferros-velhos que receptavam objetos furtados

"Operação Iron" é resultado de anos de reclamação da população da Serra, em virtude dos frequentes furtos de tampas de bueiro e fiação elétrica de iluminação pública na região

Ação comandada pela Guarda da Serra fecha ferros-velhos que receptavam objetos furtados


Texto: Andreia Soares - Foto: Matheus Rodrigues

Uma ação conjunta comandada pela Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra resultou no fechamento de três ferros-velhos localizados na Grande Jacaraípe. A "Operação Iron" é resultado de anos de reclamação da população da Serra, em virtude dos frequentes furtos de tampas de bueiro e fiação elétrica de iluminação pública na região.

Há cerca de dois meses, o prefeito Sergio Vidigal e o vice-prefeito Thiago Carreiro se reuniram com a Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), no intuito de coibir as ações criminosas que atormentam moradores e comerciantes de Jacaraípe. Com isso, foi instalado o Grupamento de Inteligência, dentro da GCM da Serra, para encabeçar as investigações. 

Na manhã desta sexta-feira (14), a ação envolvendo Guarda Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Polícia Civil, identificou três ferros-velhos com objetos sem nota fiscal, incluindo fios de alta tensão, além de os estabelecimentos funcionarem sem alvará de licença. 

Detido pelo crime de receptação

De acordo com a GCM da Serra, em um dos locais que não possui licença ambiental, foi identificado derramamento de óleo, configurando agressão ao meio ambiente. O proprietário de um dos ferros-velhos foi preso em flagrante, pelo crime de receptação de cabos de energia.

Ainda segundo a Guarda, o roubo de fios tem gerado sérios problemas no sistema semafórico da Grande Jacaraípe, além de causar grandes transtornos à iluminação pública da região. A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) completa que, de março até agora, o município tem um prejuízo mensal de aproximadamente R$ 50 mil, apenas com furtos de tampas de bueiros e grelhas. 

Prefeito Sergio Vidigal parabeniza ação

O prefeito Sergio Vidigal comentou que essa é uma demanda antiga dos moradores da região da Grande Jacaraípe que sofrem com os roubos de cabos elétricos e tampas de bueiros. 

“Quero parabenizar essa ação integrada entre a Guarda Municipal e a equipe de fiscalização da Serra, e dizer que a prefeitura vai continuar trabalhando nesta fiscalização para garantir mais segurança aos moradores e conscientizar as pessoas de que essa conduta coloca várias vidas em risco”, declarou o prefeito da Serra.

Fiscalização seguirá na Serra

As ações nesses e em outros estabelecimentos seguirão acontecendo, como forma de minimizar os danos aos cofres públicos e garantir a tranquilidade e a segurança dos moradores, comerciantes e turistas de Jacaraípe.