Campanha "Meu Pet, meu companheiro de quarentena" reforça cuidado com animais

Campanha busca a troca de informações entre os estudantes sobre cuidados necessários com os animais neste período de pandemia do coronavírus

Campanha "Meu Pet, meu companheiro de quarentena" reforça cuidado com animais


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

O novo coronavírus tem mexido com a rotina de muita gente e trazido preocupações também. Entre as dúvidas está a possibilidade dos animais de estimação transmitirem a Covid-19. No entanto, não há evidências, até o momento, de que os pets transmitem o vírus para os humanos.

Por isso, a fim de estimular o cuidado com os animais neste período de isolamento social, os participantes do Programa Adolescente Cidadão (PAC), na Serra, se uniram para divulgar o projeto “Meu Pet, meu companheiro de quarentena”, que incentiva a troca de informação sobre os cuidados e as brincadeiras feitas com os animais.

Segundo a coordenadora do programa, Leila Paiva, muitos estudantes possuem animais de estimação, por isso, durante os encontros on-line foi proposta a ideia do projeto. “O tema dos pets surgiu durante um bate-papo on-line em que os adolescentes começaram a compartilhar fotos dos seus pets e a perguntar se eles podiam pegar ou transmitir a Covid-19. Quando percebemos o interesse deles pelos animais, surgiu a ideia de incentivá-los a escrever ou falar sobre suas rotinas e cuidados”.

Leila chama a atenção sobre o carinho e os cuidados necessários  com os bichinhos durante a pandemia. “Tem gente abandonando seus animais e deixando de prestar os cuidados necessários com medo da transmissão do coronavírus. Mas, nenhum órgão comprovou que isso é possível. Até o momento, o posicionamento dos especialistas é que não há transmissão do novo coronavírus entre homens e animais”.

As estudantes e participantes do PAC Ana Júlia Santos Souza e Maria Luiza Santos de Souza, de 9 anos, são apaixonadas por animais e estão animadas com o projeto.

É importante saber:

- a princípio, não há evidências de que os pets transmitem o novo coronavírus para os humanos.

- lave as mãos antes e depois de brincar ou tocar nos animais.

- as patas do animal devem ser limpas com água e sabão, não é recomendado utilizar álcool.

- existem lenços de limpeza específicos para pets. 

- quem mora em apartamento e necessita levar seu pet para passear na rua deve optar por horários de menos movimento e não frequentar locais com aglomeração.

- não é recomendado cobrir as patas dos animais, pois pode ser um fator estressante e desconfortável para o bichinho.

- O banho dos pets pode seguir a frequência habitual.

Vínculo 

Para manter o vínculo com as crianças e os adolescentes participantes e suas famílias, a equipe do Programa Adolescente Cidadão (PAC) tem utilizado o aplicativo de conversa WhatsApp. Durante as interações, a equipe tem buscado abordar temas de interesse dos estudantes e seus familiares propondo conteúdos e atividades lúdicas que possam incentivar o protagonismo e a manutenção do interesse pela escola e pelas oficinas do programa.

"Muitos telefones cadastrados no WhatsApp são dos pais ou responsáveis pelos participantes. Eles interagem, pedem informações, participam das ações propostas junto com os adolescentes, dando suporte para produção de vídeos e outras atividades", contou a coordenadora.