Serra é a cidade que mais faz obras no estado

Os dados estão na 26ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas

Serra é a cidade que mais faz obras no estado

Texto: Secretaria de Comunicação - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Em 2019, pelo quinto ano consecutivo, a Serra liderou o ranking de volume anual de investimentos, com R$ 213,3 milhões aplicados em obras e equipamentos públicos. No ano anterior, os investimentos foram de R$ 115,1 milhões. Os dados estão na 26ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas.

Entre os investimentos que fazem parte do montante registrado no anuário estão: obras de drenagem e pavimentação das vias urbanas, iluminação e limpeza pública, construção e reforma de equipamentos esportivos e de cultura. Na área ambiental, foram feitas a ampliação do Parque da Cidade e a dragagem e reurbanização da orla do Rio Jacaraípe.

Destacam-se também a construção do Hospital Materno Infantil; a entrega da terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, em Castelândia; a construção de três supercreches nos bairros Cidade Continental, Central Carapina e Vista da Serra; além da implantação de escola com tempo integral, em Vila Nova de Colares e Divinópolis.

O prefeito Audifax Barcelos destaca que o grande número de ações e obras concluídas ou em andamento reflete o comprometimento da gestão, além de demonstrar preparo e organização.

“Em todos esses anos de administração e de compromisso com a Serra, fizemos muito pela cidade e pelas pessoas. Isso é resultado de um planejamento bem feito e bem executado, graças ao esforço e comprometimento da gestão. É importante ter bons projetos, mas é fundamental colocá-los em prática e entregar. É gratificante ver a população usufruindo dos equipamentos públicos de qualidade”, disse o prefeito.

Confira algumas obras:

Já entregues

- Dragagem e reurbanização do Rio Jacaraípe.
- UPA de Castelândia, que atende 25 mil pessoas por mês.
- Expansão do Parque da Cidade, que passou a ter 117 mil metros quadrados de área de lazer e natureza.
- Restaurações da ruína da Igreja de São José do Queimado e da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida.
- Investimentos em iluminação pública, com troca de lâmpadas amarelas por luzes de Led.
- Obras de mobilidade urbana, como ciclovias e rotatórias; drenagem e pavimentação em ruas de 51 bairros da cidade.
- Pista de bicicross em Novo Porto Canoa, onde antes existia um lixão.
- CMEI Selma Nacif Elias, em Cidade Continental – Setor Ásia, em 2019. Neste ano, já foram entregues a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Divinópolis Pastor Oliveira de Araújo, em Divinópolis; e o CMEI João Carvalho de Souza, em Central Carapina.
- Revitalização de 54 praças e construção de outras seis. Foram entregues, ainda, quatro novos campos de futebol e reformados outros dois campos e três quadras.

Vão ser entregues

- No final deste mês será inaugurado o Hospital Materno Infantil, que vai atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês.
- A rotatória de Maringá, com ciclovias, calçadas e sinalização viária. Foram construídos e recuperados, aproximadamente, 5,7 km de vias.
- Três centros culturais e esportivos: Arena Jacaraípe; Estação Cidadania-Esporte (Vila Nova de Colares) e Estação Cidadania-Cultura (Novo Porto Canoa).
- A urbanização das orlas de Balneário Carapebus e Bicanga.
- A recuperação de ciclovia, implantação de pista de caminhada, urbanização e paisagismo da Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no bairro Vila Nova de Colares.
- Está em fase final mais uma creche em Vista da Serra II.
- Em Vila Nova de Colares, 100 famílias já foram contempladas com unidades habitacionais gratuitamente. Outras 276 unidades serão entregues no segundo semestre deste ano.