Aluna da rede municipal é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

A medalha de ouro foi para aluna da EMEF em Nova Almeida

Aluna da rede municipal é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sedu-PMS

Mais uma aluna da rede municipal da Serra se destaca entre estudantes de todo o Brasil! Estefany Madalena Silva Campos, aluna do 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valeriana Rosa Cezar, ficou com a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A premiação aconteceu na manhã dessa segunda-feira (13).

Desde 2018 a EMEF Valeriana Rosa Cezar participa da competição. Em 2020 foi conquistada a medalha de prata. “Com a chegada da pandemia e a imposição do isolamento social as atividades da OBA foram adaptadas para o formato remoto. Isso permitiu que nossa escola pudesse participar nos anos de 2020 e 2021”, conta o professor orientador da Estefany, Edmar Guimarães Manduca.

Mais participações

Essa foi a 24ª edição da competição, que é promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além da medalhista de ouro, a EMEF teve outra competidora. A estudante Maria Eloiza de Oliveira Alves, também do 9⁰ ano, fez uma brilhante participação na Olimpíada.

Para o professor Edmar Manduca, como é conhecido, “eventos como esse são importantes para despertar o interesse dos estudantes e fazer com que os mesmos possam ter a oportunidade de apresentar seus talentos”.

Com a fala, a campeã

“Pra mim foi um desafio de conhecimento participar das olimpíadas. Eu gosto muito de ler e tenho muito interesse em aprender novas áreas. Com essa participação, eu adquiri nova experiência e acredito que consegui incentivar os colegas para também adquirirem uma nova experiência. Estou me sentindo muito feliz e realizada. Agradeço à Sedu, ao prefeito da minha cidade e a toda a escola por apoiar os alunos a participarem da OBA”, comemora Estefany Madalena Silva Campos, ouro na 24ª edição da OBA.