Serra atua no resgate de animais silvestres em espaços urbanos

A Prefeitura atua através do programa Cetas/Ibama na recuperação de animais silvestres

Serra atua no resgate de animais silvestres em espaços urbanos

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Semma

Você já se deparou com um animalzinho diferente durante o seu dia e se perguntou: que espécie é essa? Como ele veio parar aqui? A aparição de animais silvestres e exóticos em espaços urbanos ou até mesmo em espaços rurais habitados é comum em locais cercados por matas, como a Serra.

Isso está ligado aos desmatamentos ao longo dos anos e consequente alteração de habitats. Os animais se deslocam para encontrar comida ou procurar uma nova casa, uma vez que seu habitat natural foi prejudicado ou suprimido.

Pensando na recuperação dessas espécies, a secretaria de Desenvolvimento Urbanos e Meio Ambiente em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizam diariamente, a captura desses animais, seja por meio de fiscalização, resgate ou entregas voluntárias.

Essa ação é realizada através do programa do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)/Ibama, que tem o intuito de maximização da sobrevivência destes animais. Os mesmos são recolhidos pela fiscalização, recebidos pelo Cetas, identificados, passam por uma triagem e avaliação da saúde. Existe todo um processo de recuperação, reabilitação e a reintrodução dos animais ao seu ambiente para que sejam devolvidos ao habitat natural em segurança e em boas condições de sobrevivência.

A Semma também realiza periodicamente ações e projetos de Educação Ambiental para escolas e a população como um todo. O intuito é informar e transmitir para as pessoas constantemente medidas e hábitos que visam a importância do cuidar da Fauna e Flora. Enraizar de uma vez por todas nas atuais gerações esse compromisso para que sejam sucessivamente transferidas para as próximas.

Wellington Freitas, gerente de fiscalização, explicou o trabalho que a prefeitura e o Cetas/Ibama realizam diariamente para amenizar esses impactos e alertou a população sobre esse ser um trabalho de todos.

"Diariamente, somos acionados para fazer a captura dessas espécies de animais, resgatamos com os devidos cuidados e o mais importante de todos esses passos é a reintrodução do animal no seu habitat, afinal é a casa deles e precisamos redobrar atenção nas nossas atitudes e torna-las sustentável, se cada um fizer sua parte vamos reverter a situação e ajudar na conservação da biodiversidade”, alertou.