Apoio ao comércio local e inovação ajudam a superar crise do coronavírus

Comprar dos pequenos negócios contribui para estimular a economia local e a manutenção de empregos

Apoio ao comércio local e inovação ajudam a superar crise do coronavírus


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Um exemplo de pequeno negócio que precisou se adaptar para se manter aberto durante este período de queda no movimento por causa do enfrentamento ao novo coronavírus é a Futura Salgados. Com lojas em Serra-Sede e Laranjeiras, a administração precisou se reinventar para não fechar as portas. Entre as novas ações tomadas estão: entrega por delivery ou o cliente retirar na loja, inserção em aplicativo de entrega de alimentos, reforço no marketing digital e anúncio de propaganda em caixa de som instalada em bicicleta, que roda os bairros.

Diego Foesh, funcionário do comércio, trabalha em Serra-Sede. Lá, a loja está aberta das 10 às 16h (com pedidos feitos e entregues no balcão). Após esse horário o trabalho continua até às 22 horas, no delivery. “Hoje estamos vendendo um sexto do que vendíamos antes. Mas, mesmo assim, sou a favor das medidas tomadas, para evitar aglomeração. Estamos nos reinventando e nos adaptando de todas as maneiras para não fechar”, contou a gerente da loja, Fabiana Julia Gesse.

Ajuda

Mesmo em tempo de isolamento social é possível ajudar o próximo e fortalecer o comércio local. Por exemplo, a escolha pelo mercadinho da esquina ou pela lanchonete e restaurante próximos de casa pode colaborar para o fortalecimento de um pequeno empreendedor e de um bairro. Além de uma opção prática, já que neste momento a recomendação é evitar ir às ruas, comprar dos pequenos negócios contribui para estimular a economia local e a manutenção de empregos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo, reforça a ideia que é importante apoiar os pequenos comércios locais e trabalhadores autônomos. O responsável pela Sedec na Serra dá algumas dicas para os consumidores: "Se possível, dê prioridade aos pequenos comércios do seu bairro; se contratou algum serviço e não pode usufruir na data desejada, não cancele, adie. Fique com esse 'crédito' para utilizar assim que tudo isso passar;  utilize os serviços de delivery dos estabelecimentos que gosta;  divulgue em suas redes sociais os produtos e serviços dos pequenos empreendedores e dos negócios locais".

Segundo o diretor do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe) na Serra, Arlenn Muzzi, a pandemia do COVID-19 tem provocado impactos importantes sobre os pequenos negócios, mas com o apoio da comunidade, do poder público e a criatividade é possível evitar fechamento de negócios. "Nosso desejo é que todos abracem a ideia de comprar do pequeno negócio, daquele estabelecimento local, porque é uma alternativa para a superação da crise, fortalecimento da economia, além de ser mais seguro, pois evita deslocamentos".

Se você é empreendedor, confira algumas dicas:

- Planeje com os funcionários formas alternativas de venda
- Se aproxime dos seus clientes e comunique a eles soluções que está buscando para manter seu negócio ativo
- Pense novas formas de entregar seu produto
- Mobilize sua equipe ou contrate motoboy freelancer para fazer entregas
- Reforce a divulgação digital
- Envie mensagem ao seu cliente falando dos cuidados que você está tendo em seu negócio, para mantê-lo limpo e para proteger seus funcionários e equipamentos
- Crie metas e planeje sua atuação no “pós-crise”
- Observe e pesquise o que outros empreendedores estão fazendo