Nova escola para 1.200 alunos na Serra

A nova escola vai receber tudo que existe de mais moderno na engenharia, reduzindo assim os custos do projeto

Nova escola para 1.200 alunos na Serra

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A Prefeitura Municipal da Serra realizou nesta terça-feira (20), a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço da EMEF Professora Carla Patrícia de Oliveira, localizada em Balneário de Carapebus. A nova unidade vai ter capacidade para atender a 1.200 alunos.

A área total da escola é de 4.200 metros quadrados, somadas as obras do auditório, da escola e do ginásio. O valor a ser investido nos projetos de engenharia é superior a R$ 396 mil. A previsão de entrega dos projetos é julho deste ano.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, falou que os desafios para entregar uma estrutura física adequada aos moradores são grandes, mas ressaltou que eles serão superados.

“A assinatura dessa ordem de serviço é importante porque um dos compromissos na minha volta à prefeitura foi investir em educação. A educação é o único instrumento real de emancipação do homem. Desenvolvimento econômico sem educação é concentrar riqueza. Creio que essa obra será uma indústria de fabricar cidadãos”, afirmou.

O secretário de Educação Municipal, Alessandro Bermudes, explicou que a escola atenderá a muitas crianças. “São 466 alunos matriculados, 41 professores, três pedagogos, quatro coordenadores e um secretário. Com as obras, poderemos atender em dois turnos até 1.200 alunos. Assim, preciso agradecer ao prefeito Sergio Vidigal por todos os esforços na construção da escola”, disse.

Já o Secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi, afirmou que nova escola vai receber tudo que existe de mais moderno na engenharia, reduzindo assim os custos do projeto.

"A obra está contemplada com todos os mecanismos de acessibilidade existentes, além de inovações no reuzo da água e da energia limpa. Além da importância educacional, teremos também muita inovação nas obras deste projeto", celebrou.

A diretora da escola, Ana Paula Arantes Flores, reforçou que a reforma vai mudar a realidade da comunidade.

“Será possível fazer as atividades de educação física na quadra da escola, as salas terão um tamanho digno, quem conhece a escola sabe como é apertado. Teremos a acessibilidade, ou seja, quem tem deficiência física vai transitar com segurança pelo local. Será mesmo transformador, as pessoas não precisarão mais ir para outro bairro”, declarou.

A escola Carla Patrícia foi a primeira vistoriada pela Prefeitura da Serra no início da gestão. Na oportunidade, foram identificadas a necessidade de ajustes para retomar as aulas neste novo cenário imposto pela pandemia da Covid-19.

Ao todo, a rede de educação da Serra conta com 141 unidades, sendo 67 EMEFs e 74 CMEIs. Toda solenidade foi realizada de forma digital em razão da pandemia do novo Coronavírus. A Serra se encontra, neste momento, no risco extremo.