Assinado o convênio de implantação do Polo InovaSerra

A solenidade da assinatura aconteceu no auditório da Faculdade UCL, em Manguinhos

Assinado o convênio de implantação do Polo InovaSerra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Renato Paoliello Filho/PMS

A Prefeitura da Serra deu o pontapé inicial no convênio que vai promover o desenvolvimento do ambiente de inovação no município. Nesta terça-feira (30), foi assinada a implementação do Polo InovaSerra, parceria entre a administração municipal, o Ifes Campus Serra e a Facto (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia). 

Com a implantação do polo, será possível a execução de ações como incentivos fiscais para os empreendimentos inovadores, implantação do Parque Científico e Tecnológico da Serra, o aperfeiçoamento do marco legal da inovação no município e o fortalecimento de habitats de inovação locais. 

“Nosso papel enquanto município é ser parceiro para fortalecer o novo polo, trazer inovação para a gestão e enxergar que esse é o nosso futuro. Mas não dá pra falar de tecnologia sem incluir as pessoas, é importante que nessa ambiência de negócios que o município vai construir, ele cumpra o seu papel, principalmente na redução da desigualdade social”, destacou o prefeito Sergio Vidigal durante a solenidade da assinatura, no auditório da Faculdade UCL. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Lilian Mota, ressaltou a importância de iniciativas como o Polo InovaSerra para promover o desenvolvimento.

“Através da cooperação entre setor público, setor privado e instituições de ensino, o Polo InovaSerra consolida nossos esforços de construir o presente e o futuro da Serra. Este arranjo entre Prefeitura, Ifes Campus Serra e Ases foi inspirado pelas boas práticas observadas em outros municípios e estados que estão à frente na promoção da inovação e dos avanços tecnológicos. Essa capacidade de diálogo com o setor produtivo e as universidades é o nosso grande diferencial", disse a secretária. 

Professor do Ifes e um dos idealizadores do polo, Francisco Rapchan lembrou que as principais instituições acadêmicas sediadas na Serra estão representadas no polo pelo Ifes Campus Serra.

“O Ifes representa aqui um conjunto de seis instituições: o próprio Ifes, a UCL, a Doctum, a Multivix, Unesc e o Senai. São as instituições que têm abraçado este projeto”, afirmou Rapchan. 

Representando a Associação dos Empresários da Serra (Ases), o empresário Rubens Cortez apresentou o caso de sucesso da empresa Zaruc como um exemplo dos empreendimentos que podem surgir a partir do Polo InovaSerra. “Conexão entre academia e empresa, a Zaruc é uma empresa de base tecnológica que nasceu na incubadora do Ifes Campus Serra". 

 InovaSerra

O Polo InovaSerra é resultado da cooperação entre a Associação dos Empresários da Serra (Ases), as instituições de ensino e a Prefeitura da Serra. Este arranjo, denominado Modelo da Hélice Tripla por envolver empresas, academia e setor público, é reconhecido pelos seus resultados. 

Através do fomento à pesquisa e da melhoria do ambiente de inovação, as instituições parceiras do Polo InovaSerra pretendem gerar empregos qualificados, apoiar startups e empresas inovadoras, assim como contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável.

Com a assinatura do convênio, será iniciada a etapa do planejamento estratégico do Polo Inova Serra.