Assistência Social fecha o ano com mais de 25 mil famílias atendidas no CadÚnico

Foram realizados inúmeros plantões para atender aos munícipes que mais precisam da assistência nesse período pandêmico

Texto: Daiane Freire - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A Secretaria Municipal de Assistência Social vem trabalhando para reduzir as demandas reprimidas nos serviços socioassistenciais. Prova disso, foram os inúmeros plantões para atender aos munícipes que mais precisam da assistência nesse período pandêmico.

Desde quando assumiu a Prefeitura da Serra, o prefeito Sergio Vidigal, fez várias intervenções na estrutura dos equipamentos que prestam serviço na Assistência Social, a reforma do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Laranjeiras e o anúncio da reforma de todos os CRAS da Serra.

Além disso, a secretária da Assistência Social, Cláudia Silva, desde quando assumiu, montou equipes para realização do Plantão CadÚnico nos bairros para cadastramento e atualização do Cadastro Único – CadÚnico. A medida beneficiou mais de 25 mil famílias que, com o cadastro desatualizado, estavam impedidas de receber benefícios sociais, indispensáveis para a sobrevivência.

Cadastro Único – CadÚnico

O Cadastro Único constitui-se em importante ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias, na medida em que reúne um conjunto de dados que permite aos gestores o conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades a que a população pobre e extremamente pobre está exposta.

Em 2021, a gestão do Cadastro Único passou por inúmeros desafios frente à grande demanda apresentada pela população do município. Nesse período, foram montadas estratégias, visando mitigar os efeitos gerados pela pandemia da Covid-19, como:

●    Ampliação da equipe de 24 para 47 entrevistadores sendo assim possível otimizar os atendimentos dos CRAS e na Central do Cadastro Único;
●    Ampliação, de uma para cinco, as linhas telefônicas para agendamento;
●    Implantação do agendamento on-line;
●    Redirecionamento do atendimento para os CRAS do município;
●    Realização de plantões aos sábados;
●    Realização de plantões nos bairros durante a semana;
●    Foram realizados de janeiro a dezembro (até 17/12) 29. 540 agendamentos.
●    Foi implantado o atendimento on-line, onde a população pode retirar dúvidas relacionadas ao CADÚNICO.

As estruturas dos plantões foram montadas a fim de ampliar o acesso da população, principalmente para atualizações dos cadastros, com 2.939 munícipes atendidos.

No total, com os atendimentos dos CRAS, Central e Plantões foram contabilizados 25.977 munícipes. A base de dados do CadÚnico em dezembro/2021 possui cerca de 59.208 famílias cadastradas.

Cartão Renda Cidadã - Serra Social

Na Assistência Social, uma das ações mais importantes foi a criação do cartão Serra Social, que veio em forma de um auxílio no valor de R$ 1.848 distribuídos em 12 parcelas de R$154 para as famílias que se encontram em pobreza extrema e situação vulnerabilidade social no município durante a pandemia. Para este benefício, a prefeitura destinou um investimento de mais de R$ 7 milhões.

Equipamentos da Assistência

O município da Serra atende, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) 4.096 usuários. Destes, 2.846 são crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos, 540 jovens e adultos de 18 a 59 anos, e cerca de 1.040 pessoas acima de 60 anos.

O serviço é executado em cinco Centros de Convivência de Idosos, nove CRAS, por 10 Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras por meio de termo de colaboração.

Centro de Convivência da Pessoa Idosa – CCI

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Por meio deste serviço em 2021 os usuários tiveram acesso a oficinas de esporte, artes, atividade física, entre outras, tudo de acordo com as orientações da vigilância sanitária. Estas atividades contribuem para o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Também neste ano foi realizada, pela primeira vez, a Comemoração do Dia Municipal do Idoso, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Porto Canoa, com a presença de diversos grupos de idosos do município.

CRAS e CREAS

Ao todo, o município de Serra tem nove Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e dois Centros Especializados de Assistência Social (CREAS) que estão, estrategicamente, localizados em áreas/territórios de risco social. O CRAS de Laranjeiras passou por uma grande revitalização, com troca de telhado, estrutura de rede elétrica e pintura interna e externa. A revitalização contou com investimento de mais de R$ 600 mil.

Este foi um compromisso assumido pela gestão e, na ocasião, o prefeito anunciou a revitalização de todos os equipamentos da Assistência – CRAS e CREAS.