Assistência Social realiza plantão para atualizar cadastros do CadÚnico na Serra

Cerca de 200 cidadãos foram atendidos pelo programa que vai abranger todas as regiões da cidade

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A prefeitura da Serra, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou neste sábado (28), na arena Jacaraípe, um Plantão para atualizar o CadÚnico tendo como público prioritário os beneficiários do BPC - Benefício de Prestação Continuada, do território atendido pelo CRAS de Jacaraípe, onde temos aproximadamente 795  pessoas com o cadastro desatualizado a mais de dois anos.

Cerca de 200 munícipes foram atendidos pela ação que vai acontecer nos demais territórios da cidade.

Para que fosse possível alcançar este público a Secretária de Assistência disse que a equipe da SEMAS realizou uma busca ativa para identificar as beneficiários com perfil para esse atendimento, a fim de que os cadastros desatualizados não tenham seus benefícios suspensos.

Contudo, é possível agendar, durante a semana atualizar o cadastro nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Serra, caso o municípe agende seu atendimento pelo site ou tel.

O telefone de contato para agendamento é o (27) 3291-2424. O número contém três ramais de atendimento e não segue o calendário. Sendo assim, a população pode ligar de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.

Importante lembrar que ao efetuar o agendamento, o munícipe precisa ficar atento e selecionar o CRAS que atende o seu bairro, além dos documentos a serem apresentados. Também é possível fazer o agendamento  pelo site da Serra.

Para a secretária de Assistência Social da Serra, Claudia Silva esse é um serviço essencial para a população .

"Sabemos o número de pessoas que estão com o CadÚnico desatualizado o que gera risco de bloqueio e até cancelamento de benefício. Nosso objetivo é trabalhar ao máximo para reduzir a demanda reprimida a mais de dois anos", disse.

Quem aproveitou a ação na arena Jacaraípe foi Maria Auxiliadora, de 64 anos. “Estou desempregada no momento e preciso muito desse auxílio (BPC). Agradeço muito ao nosso prefeito Sergio Vidigal e a secretaria de Assistência Social por nos ajudar a atualizar os dados”, disse.

Também moradora da Serra, Clarissa Rodrigues, de 85 anos, que tem deficiência visual, aproveitou para atualizar os dados. “Nós precisamos muito de ajuda para manter tudo certinho. A prefeitura está de parabéns pelo trabalho”, afirmou.

Sobre o Cadastro Único

O CadÚnico é uma porta de entrada para que a população tenha acesso a vários programas sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social, entre outros, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal.

As famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo Poder Público nas três esferas do governo.

Veja o cronograma dos agendamentos on-line:

- 08/09, às 8h: 270 vagas disponíveis entre 13 a 15 de setembro;
- 13/09, às 8h: 270 vagas disponíveis entre 20 a 22 de setembro;
- 20/09, às 8h: 270 vagas disponíveis entre 27 a 29 de setembro.