Atenção, famílias! Começou, nesta segunda (08), a multivacinação e a vacinação contra a polio na Serra

A vacinação acontece por livre demanda e de acordo com os horários de funcionamento de cada sala de vacina.

Atenção, famílias! Começou, nesta segunda (08), a multivacinação e a vacinação contra a polio na Serra


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

Chegou aquela época do ano de dar aquela olhada digamos que mais cuidadosa para o cartão de vacina da garotada. Se por um acaso passou pela sua cabeça multivacinação ou Zé Gotinha, você acertou em cheio! A partir desta segunda (08) até o dia 09 de setembro, as equipes que atuam nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Serra estão preparadíssimas para garantir a dose de saúde da garotada. Ao todo, são 18 tipos de imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.

Mas, aqui, a Campanha de Nacional de Vacinação 2022 chega acompanhada pela Campanha contra a Poliomielite. É isso mesmo! O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. Na Serra, a vacinação acontece por livre demanda e de acordo com os horários de funcionamento de cada sala de vacina.

A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças de um ano a menores de 5 anos e será de forma indiscriminada, ou seja, mesmo que a criança esteja com o cartão de vacina em dia é necessário procurar um ponto de vacinação para receber a dose extra do imunizante. Entendido?

Já a multivacinação é destinada para bebês até adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Nesse caso, como acontecem em todas as edições, trata-se de uma ação de atualização de cartão. Uma oportunidade para colocar a caderneta dos pequenos, e não tão pequenos, em dia.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Covid-19 e outras vacinas

As novidades não acabam por aí. Como seguimos em campanha de vacinação contra a Covid-19, partir dos três anos de idade, as vacinas contra o novo coronavírus podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.