Atuação da Defesa Civil exige capacitação constante

Desde o início do ano, foram realizadas capacitações em diversas áreas, de Noções Básicas em Proteção e Defesa Civil até assuntos como  Captação de Recursos Para Ações de Prevenção e Reconstrução

Atuação da Defesa Civil exige capacitação constante


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A atuação na Defesa Civil exige capacitação técnica constante por parte da equipe. A fim de proporcionar o melhor atendimento possível aos moradores da Serra durante inundações, alagamentos, deslizamentos, escorregamentos e desabamentos, entre outros incidentes, a participação em cursos faz parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil da Serra. 

Desde o início do ano, foram realizadas capacitações em diversas áreas, de Noções Básicas em Proteção e Defesa Civil até assuntos como  Captação de Recursos Para Ações de Prevenção e Reconstrução. 

“O curso foi de grande valia. Adquiri conhecimento e pude tirar muitas dúvidas, tudo ensinado de forma clara e objetiva”, afirmou Steven Fabiano, um dos membros da Defesa Civil que participaram recentemente das capacitações.  

Ele fez também os cursos de Avaliação de Risco Estrutural e Segurança de Barragens, Avaliação de Risco Geológico e Decretação de Situação de Emergência. As capacitações são oferecidas pelo Corpo de Bombeiros e devido à situação de pandemia estão sendo realizadas na modalidade a distância. 

O diretor da Defesa Civil da Serra, Henrique Tápias de Sales, destaca o papel das capacitações na qualidade do trabalho desenvolvido pelo órgão. “A atuação na Defesa Civil exige que todos os envolvidos estejam preparados para prestar um serviço efetivo ao munícipe”. 

Estão previstos os seguintes cursos para os próximos meses: Elaboração e Inserção do Plano de Contingência no S2ID, Curso de Gerenciamento de Abrigo Temporário (CGAT), Curso de Captação de Recursos para ações de Resposta e Curso de Sistema de Comando em Operações (SCO).