Aulas de música despertam talentos em jovens de projeto social em Jardim Carapina

O Protejo está beneficiando 75 jovens com idades entre 15 e 24 anos, residentes nos bairros Jardim Carapina e Boa Vista

Aulas de música despertam talentos em jovens de projeto social em Jardim Carapina


Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Fred Loureiro/PMS

Os jovens e adolescentes que participam do Protejo, projeto desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social (Sedes) em parceria com o Ministério da Justiça, estão tendo a oportunidade de entrar em contato com manifestações artísticas e culturais durante as oficinas oferecidas pelo projeto.

Uma delas é a de musicalização, na qual os jovens recebem lições relativas a teoria musical e têm aulas de violão. Das 600 horas da grade formativa do projeto, 40 são dedicadas a atividades musicais.

Além do aspecto lúdico da atividade, a oficina ajuda os jovens a descobrirem seus próprios talentos, como foi o caso de Pedro Henrique, de 17 anos. “Eu já gostava de cantar, queria tocar um instrumento. Com esse projeto, estou aprendendo a tocar violão, a cantar, desenvolvendo uma habilidade que eu tinha e não sabia que tinha”, afirmou.

A oficina de música integra o currículo lúdico do projeto, que tem também exibição de filmes e atividades esportivas, e é desenvolvida em paralelo com a formação voltada a assuntos como sexualidade, relações familiares e inserção no mercado de trabalho.

O Protejo está beneficiando 75 jovens com idades entre 15 e 24 anos, residentes nos bairros Jardim Carapina e Boa Vista. Junto com as atividades de formação social e cultural, eles participam de capacitação profissional na área de informática. As atividades do projeto começaram no ano passado e são realizadas no CRAS/CAI, em Jardim Carapina.