Barcelona retoma atividades de vôlei adaptado

Barcelona retoma atividades de vôlei adaptado

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Nancy Ibanez/ Setur - PMS

Suspenso por conta  da pandemia de covid-19, o vôlei adaptado do bairro Barcelona retomou as atividades nesta semana. O Projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), através do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef).

As atividades acontecem toda terça e quinta-feira, das 13 às 16h30, no Ginásio Poliesportivo de Barcelona. O Projeto também conta com o apoio da Associação de Moradores de Barcelona.

Quem tiver interesse em participar, deve ter acima de 60 anos de idade e ter tomado as duas doses da vacina contra a covid-19. É obrigatório levar o cartão de vacinação para a comprovação.

De acordo com o secretário Municipal de  Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, o vôlei adaptado é uma grande ferramenta de inclusão para a melhor idade.

“É uma modalidade que tem se destacado entre os esportes praticados por pessoas com mais de 60 anos, contribuindo para a melhora da flexibilidade, agilidade e coordenação motora, trazendo muitos benefícios para a socialização e a saúde mental e física dos idosos”, disse Thiago.

Thiago ainda ressaltou que o município sempre foi referência nessa modalidade, mas as atividades foram interrompidas devido a pandemia, até que esse público fosse vacinado.

“Agora, com a abertura gradativa dos espaços públicos, a gestão está se colocando à disposição por meio da Setur, em parceria com o Proef, para que possamos além da estrutura, disponibilizar um profissional de educação física do Proef para acompanhamento, orientação e suporte físico a esses atletas. Um dos nossos objetivos é retomar os campeonatos dessa modalidade em nosso município e a formação da seleção de voleibol adaptado que representará a Serra”, destacou Carreiro.

O secretário Adjunto da Setur, Renato Ribeiro, disse que a ideia é que o voleibol adaptado seja fomentando em toda cidade, pois além da ocupação dos espaços públicos pelas comunidades, os benefícios são inúmeros para quem participa do esporte.

“Temos no município inúmeras quadras e ginásios, que estavam ociosos e sem utilização efetiva da comunidade. Além de ocupar esses espaços com essa e outras modalidades, os benefícios da prática do voleibol adaptado são inúmeros. Além de tirar os idosos do sedentarismo, a prática desse esporte evita doenças, previne a hipertensão e ajuda na perda de peso. O trabalho em grupo ajuda na socialização dos participantes, promove a autonomia e independência dos idosos, gerando autoestima, autoconfiança, força, mobilidade, agilidade, equilíbrio e poder de decisão, além de auxiliar na coordenação motora e na concentração dos jogadores. É importante destacar também que todos os cuidados sanitários estão sendo tomados para garantia da saúde dos participantes”, completou Renato.

O coordenador Municipal de Esportes e Comunidades, Marcelo Teixeira conta que o vôlei  adaptado no Proef nasceu de um sonho de que era possível fazer mais pelas pessoas idosas, pois muitos mantém sua capacidade física e mental muito bem preservadas, mas muitas vezes não eram envolvidos em atividades esportivas na cidade.

“A ideia surgiu depois de vermos uma competição de vôlei pela Setur, e descobrimos que eles têm muito a oferecer. Desde então participamos de várias competições e inclusive intercâmbio em São Paulo, para aprender mais sobre a modalidade. Mas a melhor parte, é quando eles estão competindo, a entrega, a paixão, e a felicidade de competir e vencer são maravilhosos e contagiantes. Descobrir-se atleta nessa altura da vida, é um novo ponto de partida para uma vida que se designava em caminhar para o fim, dá a eles um novo propósito e sentido de vida, além do impacto que atinge todos os seus familiares que vibram com eles a cada conquista”, completou Marcelo.

Proef

Criado em 2002, o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) realiza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável, com vistas à prevenção de doenças e agravos não transmissíveis. São mais de quatro mil alunos e uma média de 22 mil atendimentos semanais.

Entre suas atividades estão: aulas coletivas com orientação ao exercício aeróbio (corrida e caminhada), ginástica localizada, alongamento, entre outros; palestras, seminário de estudos; atendimentos individuais com avaliação física, controle de pressão arterial, glicemia e visita domiciliar; promoção social, visitas técnicas e passeios em grupo.