Campanha educativa promove empatia no trânsito da Serra

Objetivo do projeto é promover a educação no trânsito com ênfase no respeito ao próximo

Campanha educativa promove empatia no trânsito da Serra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jaqueline Fonseca/DOT

Desde a última quarta-feira (10), o Núcleo de Operações de Trânsito (NET) está promovendo uma série de ações educativas na região de Laranjeiras. A iniciativa faz parte do novo projeto desenvolvido pelo NET, o “Trânsito, espaço legal”.

A ideia do projeto é promover a educação no trânsito com ênfase no respeito ao próximo, conscientizando os condutores a respeito de infrações que afetam os direitos de outras pessoas. 

Por isso, o foco da campanha em Laranjeiras é o respeito às vagas de estacionamento para idosos, deficientes, de carga e descarga e vagas de curta duração, conforme explica a chefe do NET, agente Rosemary Kehler.

“Quando a pessoa estaciona na vaga de deficiente ou do idoso, ela tira a opção da outra pessoa, compromete o direito de ir e vir. Limita o bem estar de pessoas com mobilidade reduzida, dificulta a ida a uma consulta médica ou mesmo o momento de lazer”, disse.

Na quarta e nesta quinta-feira (11) foram abordados 187 veículos durante as ações, que estão sendo realizadas na parte da manhã. 

A chefe do NET destaca que a campanha prega o exercício da empatia e que o uso da palavra “legal” vai além do sentido da legalidade, da obediência às leis.

“Quero incentivar comportamentos legais no trânsito no sentido de serem bacanas, gentis”, finalizou. 

As ações acontecem até a próxima segunda-feira.