Carnaval combina, sim, com praia limpa!

Este mês, já foram coletados mais de 70 kg de resíduos do litoral da Serra

Carnaval combina, sim, com praia limpa!

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Divulgação - Semma/PMS

O bloco da Praia Limpa vai desfilar na avenida, neste Carnaval. Nova Almeida será palco de mais uma edição da campanha, que vai acontecer neste sábado (18) e domingo (19), a partir das 8 horas.

O Praia Limpa tem o objetivo de conscientizar os frequentadores sobre a importância de manter o ambiente limpo, separando e descartando os próprios resíduos nos locais adequados.

Além da abordagem aos banhistas, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) irá promover um mutirão de limpeza nas praias em parceria com a Ong Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

Os resíduos coletados serão pesados, separados e o material reciclável será encaminhado aos catadores da região.

"A Campanha Praia Limpa é essencial para a preservação da região, contribuindo para a qualidade de vida da população e para a preservação da fauna e da flora locais. Através dela, conseguimos cuidar dos 23 quilômetros de litoral da Serra”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denícoli.

Confira os números das duas últimas ações da campanha em fevereiro:

Bicanga

No último sábado (11), foram retirados da praia 8,11 kg de resíduos, a menor quantidade de todas as ações até o momento. Segundo a diretora Isis Menezes "Essa foi a praia com menor participação da comunidade, refletindo diretamente na quantidade de resíduos retirados", explica.

Foram coletados: 3,225 kg de plástico; 0,055 kg de papel/papelão; 0,075  kg de palitos de picolé; 0,985 kg de vidro; 0,895 kg de metal; 0,125 kg de guimbas e pinos; 0,085 kg de tampinhas de plástico e 2,665 kg de resíduo comum.

Nova Almeida

A ação de Nova Almeida, que aconteceu em quatro de fevereiro, contou com a participação da comunidade, voluntários da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), além dos servidores da prefeitura. Foi a praia com maior quantidade de resíduos retirados, quase 63 kg.

“Encontramos grande quantidade de plástico e resíduo comum nesta praia e isso pode estar relacionado pela proximidade com a foz do rio Reis Magos, onde muitos materiais podem ser carregados ao longo do rio até chegar nas areias da praia”, explica Isis Menezes.

Foram coletados: 13,375 kg de plástico; 0,695 kg de papel/papelão; 8,735 kg tecido; 0,405 kg de metal; 0,385 kg de tampinhas; 0,095 kg de guimbas; 8,215 kg de vidro; 1,275 kg de pneu; 16,53 kg de resíduo comum e 13,08 kg de resíduo orgânico.