Exposição no Centro Cultural Elizário Rangel

Exposição no Centro Cultural Elizário Rangel

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação/Setur-PMS

O Centro Cultural Elizário Rangel, em São Diogo, está realizando uma exposição intitulada “Habitar”. A exposição  faz parte da última ação do Projeto Rosilda Moreira. O Projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), através da Lei Aldir Blanc.

A responsável pela exposição é a Artista Plástica, Vânia Vica. A exposição faz parte da programação de reabertura do Centro Cultural para a população e ficará em cartaz até o mês de novembro.

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou sobre a exposição.

"O Elizário Rangel é um centro cultural estruturado e sempre com muita vida. Andar por suas salas e salões é passear na história da Serra, a começar pelo próprio nome do espaço, pois Elizário é um dos heróis do queimado. Poder fazer parte da vida e das exposições do Centro Cultural é muito importante para nós da Setur, é uma mescla de exposições clássicas como a da Vânia e exposições contemporâneas como grafite, poesias e audiovisual. Nosso trabalho é promover o acesso da nossa população a cultura e a arte por que ambas são o remédio da alma “, ressaltou.

Na exposição se encontram esculturas e instalações da autoria de Vânia, e que já foram expostas em galerias e museus, agora elas são apresentadas em escala menor com algumas adaptações e novos trabalhos.

O projeto Rosilda Moreira é uma ação de cinema com artes plásticas no final. No mês de agosto, foram realizadas 12 sessões de cineclube, sendo encerradas agora com a exposição.

O trabalho está exposto na Galeria Benedita Torreão, no segundo piso do Centro Cultural. As visitações são abertas e seguem o horário de funcionamento do Centro Cultural Eliziário Rangel. Agendas para visitações podem ser feitas pelo telefone (27) 3051-0835.

O Presidente do Elizário Rangel, Antônio Vitor, falou um pouco sobre o projeto.

“O Projeto Rosilda Moreira tem esse viés de pensar o lugar que a mulher ocupa, o machismo, a porcentagem de morte das mulheres. O Centro Cultural Elizário Rangel tem uma preocupação desde sempre em acolher as minorias como, LGBTt, trabalhadores, negros e mulheres, tem esse viés ético, estético e politico. Esse projeto só contou com mulheres e quem comandou os debates foram mulheres”, disse.

A artista

Vânia Vica é uma artista plástica gaúcha erradicada no Espírito Santo há 12 anos. É formada pela Ufes e desenvolve trabalhos em escultura/instalação, em que o desenho é o ponto de partida para suas representações tridimensionais. É a partir do desejo e do ato de levar as linhas, formas e objetos para o espaço, recriando um universo outro, em que possa caminhar por entre seu desenho que a artista realiza alguns trabalhos já nascem direcionados conceitualmente, enquanto outros despertam conceitos após a sua criação.