Ciclo de debates virtuais reforça processo formativo na Serra

Aividade é parte das ações do Projeto de Pesquisa Aplicada "LitERÊtura: formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura afro-brasileira e africana"

Ciclo de debates virtuais reforça processo formativo na Serra

Texto: Andreia Soares - Foto: Freepik

Profissionais da educação da Serra terão novo momento formativo no dia 20 de abril, com o projeto ÀGBÁRA ÒRÒ (Poder da Palavra) - “Ciclo de debates sobre educação das relações étnico-raciais e literatura infantil” - promovida pelo grupo de pesquisa “LitERÊtura”, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Essa atividade é parte das ações do Projeto de Pesquisa Aplicada “LitERÊtura: formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura afro-brasileira e africana”, que está sendo realizado com apoio financeiro do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e conta com apoio institucional da Proex-Ufes (na certificação) e da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER) e Educa Serra, da Secretaria Municipal de Educação da Serra.

Letramento Racial Crítico

O tema da primeira live será “Letramento Racial Crítico: Perspectivas para a Educação Básica” e contará com a palestra das professoras doutoras Aparecida de Jesus Ferreira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Jacyara Paiva, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A mediação será feita por Eduardo Araújo, mestrando do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE-UFES) e pesquisador do “LitERÊtura”.

A live será transmitida pelo canal Educa Serra, no YouTube, no dia 20 de abril, das 19h às 21h. Serão, ao todo, quatro lives que ocorrerão entre os meses de abril e  julho, abordando temas relacionados à educação das relações étnico-raciais e literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira. A Coordenadoria de Estudos Étnico-raciais da Sedu destaca que a participação nas quatro lives garantirá a certificação de 8 horas.

Live: “Letramento Racial Crítico: Perspectivas para a Educação Básica”
Data: 20 de abril
Horário: das 19 às 21h