Cidadãos e servidores aprovam tramitação de processos eletrônicos na Serra

Agora todos os processos são digitais.

Cidadãos e servidores aprovam tramitação de processos eletrônicos na Serra

Texto: Djeisan Maria - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

Todos os processos na Prefeitura da Serra já são eletrônicos, desde o dia 1º de março. A adoção do sistema on-line, e a consequente eliminação dos processos em papel, tem agradado tanto aos munícipes quanto aos servidores da administração municipal.

Para os cidadãos, as principais vantagens são a comodidade de acessar os serviços de qualquer lugar que tenha internet, além do fato de dar maior agilidade no andamento dos processos.

Uma das pessoas que atesta isso é a gerente de contas de uma empresa de tecnologia da informação com sede em São Paulo, Mariana Santos, que acessa serviços da Prefeitura de forma remota.

“Gostaria de parabenizar a prefeitura por essa inovação. Posso consultar protocolo de processos facilmente de onde estou. Trabalho com muitas prefeituras e vejo que em alguns lugares esse tipo de consulta é demorado. Sabemos o quanto é desafiador tornar tudo digital, por isso, a administração merece ser reconhecida por esse esforço. A Serra é um exemplo a ser seguido”, disse Mariana.

Opinião semelhante tem a assessora da Secretaria Municipal de Obras, Carolina Rodrigues Gomes, que comenta que a mudança para o digital está sendo muito proveitosa também para os servidores da prefeitura.

“Temos mais celeridade no andamento processual, transparência, proximidade com os munícipes, fornecedores e requerentes, facilitando a resolução das solicitações”, afirma Carolina

Rodrigues também comenta outros benefícios internos. “Por meio do sistema on-line, temos rastreabilidade de documentos, mais segurança, confiabilidade e a integridade das informações”, pontua a assessora.

Transição

A Prefeitura da Serra começou a fazer a transição dos processos físicos para os eletrônicos em 2021. Nesse período, o município gerou uma economia de cerca de R$ 4,5 milhões para os cofres públicos. Esses gastos estão relacionados não só com papel, mas, também, com outros como transporte, tinta de impressora e adereços para montar os processos.

Com esse recurso, deixaram de ser gastos três milhões de folhas de papel, o representa a preservação de 275 árvores.