Prefeitura vai remover pedra solta na trilha do Mestre Álvaro

Prefeitura vai remover pedra solta na trilha do Mestre Álvaro

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Filipe Ramos/PMS

A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e com apoio das ONGs Guardiões do Mestre e Amigos do Mestre, realizará neste domingo (13), às 7 horas, a rolagem da pedra que impede, momentaneamente, a utilização da Trilha de Furnas, na APA Mestre Álvaro.

O processo de rolagem será realizado com a utilização de enxadões e cavadeiras para soltar mais a pedra do solo e a alavancar para um poço onde outras rochas já estão localizadas. De acordo com a chefe da Divisão de Administração de Unidades de Conservação da Semma, Danielle Fátima de Aquino, essa ação é necessária para manter a segurança das pessoas que fazem trilha no local.

Lembre

A Defesa Civil da Serra emitiu, recentemente, Parecer Técnico recomendando a não utilização da Trilha de Furnas na APA Mestre Álvaro justamente por causa da instabilidade desta pedra. Após a rolagem, o local poderá ser utilizado novamente. É importante lembrar que a APA possui ainda outras três trilhas: Norte, Três Marias e Pitanga.

Conheça

O Mestre Álvaro é um monumento natural de destaque na Serra, que possui 833 metros de altura, apresentando vegetação e fauna da Mata Atlântica. Muitos recursos hídricos que fazem parte de três bacias hidrográficas diferentes, além de compor o corredor ecológico Duas Bocas-Mestre Álvaro.

O local foi transformado em Unidade de Conservação, sendo denominado APA Estadual de Mestre Álvaro em 1991.