Centro histórico da Serra é revitalizado

Revitalização de Serra-Sede será concluída entre o fim de setembro e início de outubro

Centro histórico da Serra é revitalizado

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O centro histórico, em Serra-Sede, já está de cara nova. A prefeitura está modernizando e revitalizando o centro da cidade, para fomentar a cultura e o desenvolvimento socioeconômico da região. A execução dos projetos, inspirados em modernos modelos de urbanização, com paisagismo, praças, áreas de convivência, passeio e exercícios, começou no final do ano passado. A previsão é de que as intervenções sejam finalizadas entre o final de setembro e o início de outubro.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, ressaltou que Serra Centro é um local especial, que tem uma história e um contexto de arquitetura tradicional.

“A região está sendo revitalizada para ser um espaço de convívio na cidade; para potencializar suas atividades, principalmente os negócios, além das áreas de gastronomia e atividades culturais. A prefeitura também projetou espaços para ciclistas e para eventos que acontecem no centro da cidade durante o ano, como as festas do Serrano e de São Benedito”, acrescentou.

As obras estão avançadas. Já foi concluída a implantação da ciclofaixa no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas; também receberam ciclovia a rua Maestro Antônio Cícero e o acesso à Rodovia Governador Mário Covas (BR-101), segundo a Secretaria Municipal de Obras (Seob).

A sinalização horizontal da região também está praticamente pronta, e a sinalização vertical está em andamento.  A pavimentação das praças já foi substituída; e a implantação da rota do circuito histórico foi concluída. Rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção e recapeamento asfáltico também fazem parte do novo cenário de Serra-Sede.

Em breve, as praças terão sua iluminação revitalizada. Atualmente, já foram concluídos 90% da obras da  Praça do Turismo; 70%, da Chico Prego; 80%, da João Miguel; 70%, Barbosa Leão; e 40% da praça Feu Rosa.

Projeto

O projeto de urbanização contempla a Avenida Getúlio Vargas e as ruas Cassiano Castello, Dom Pedro II, Maestro Antônio Cícero, Maestro Manoel Xavier, Major Pissara, Princesa Isabel, Rômulo Castello, Santo Pinto, bem como a Praça Barbosa Leão e as praças no entorno.

Todas as vias têm calçada de concreto, além de piso podotátil, que será implantado de acordo com os padrões de acessibilidade; as ruas asfaltadas que precisam de manutenção também receberão um novo revestimento. Todas as praças serão reestruturadas de acordo com suas necessidades, com um viés mais moderno e sustentável.

Confira o que Serra-Sede tem de patromônio histórico e cultural:

Casa do Congo Mestre Antônio Rosa
Endereço: Rua Cassiano Castelo, Praça João Miguel, s/n, Serra Centro
Telefone: (27) 3251-5870
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h

Museu Histórico da Serra
Endereço: Rua Cassiano Castelo, 22, Serra Centro
Telefone: (27) 3251-6636
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h

Igreja Nossa Senhora da Conceição
Endereço: Praça Barbosa Leão, s/n, Serra Centro
Telefone: (27) 3251-1187
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h20, e das 13h20 às 17h. No sábado, somente pela manhã.

Estátua de Chico Prego
Endereço: Praça Almirante Tamandaré, Serra Centro