Como descartar o lixo em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19

Residências que tenham pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19, em isolamento domiciliar, devem ter cuidados intensificados no descarte do lixo

Como descartar o lixo em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19


Texto: Andreia Soares - Foto: Freepick

O descarte adequado do lixo domiciliar é essencial para manter a cidade limpa, a casa livre de insetos e do risco de doenças, e ainda proporciona mais qualidade de vida para todos. 

Em tempos de pandemia do coronavírus, a população deve seguir algumas orientações para que o lixo descartado não leve risco aos colaboradores da limpeza pública. 

A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) alerta que, no caso das residências que tenham pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19, em isolamento domiciliar, os cuidados devem ser intensificados. 

Nesse caso, o lixo reciclável não deve ser separado do comum. Materiais de higiene pessoal, máscaras e outros objetos devem ser colocados em dois sacos de lixo descartáveis e resistentes, e depois bem lacrados para evitar contaminação. 

Atenção! Os sacos de lixo não podem estar cheios. O ideal é que os resíduos ocupem pouco mais da metade da capacidade do saco. Assim como ocorre normalmente, o lixo só deve ser colocado para fora do imóvel, no dia e horário da coleta. 

No caso das residências em que não haja suspeita de Covid-19, a orientação da Sese é que o lixo reciclável seja separado do lixo comum. No entanto, as outras medidas de segurança devem ser mantidas.