Confira o cronograma do IPTU 2020

Contribuinte pode pagar cota única com desconto até o dia 15 de abril

Confira o cronograma do IPTU 2020

Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra divulga o calendário de pagamento do IPTU para o ano de 2020. O contribuinte que pagar em cota única terá um desconto de 10% sobre o valor do IPTU e Taxas de Serviços Públicos. O pagamento, sem o desconto, poderá ser parcelado em até seis vezes.

Confira as datas de vencimento da cota única e das parcelas:

1ª parcela e cota única - 15/04/20
2ª parcela - 15/05/20
3ª parcela - 15/06/20
4ª parcela - 15/07/20
5ª parcela - 17/08/20
6ª parcela - 15/09/20

De acordo com o secretário da Fazenda, Pedro Firme, o IPTU representa uma das principais fontes de receitas próprias do município. “Com o pagamento do imposto em dia, o contribuinte, além de evitar multas e juros, possibilita que o município possa reverter o dinheiro investindo em importantes obras e serviços para a população", comenta o secretário.

Isenção

A prefeitura prevê isenção do imposto em alguns casos. Aposentados, por exemplo, têm direito, mas devem cumprir alguns requisitos: ter renda bruta comprovada de até três salários mínimos e possuir apenas um imóvel no município destinado à residência, cujo valor venal não exceda R$ 106.222,26. A isenção poderá ser requerida até 15/04 no setor de Protocolo da prefeitura.

Também têm direito à isenção os proprietários de imóveis residenciais cujo valor venal seja de até R$ 48.795,56. É preciso ter apenas um imóvel e morar nele. Nesse caso, não é necessário requerimento. A isenção é automática e o carnê não é enviado.

Segunda via

A segunda via do IPTU pode ser obtida no site da prefeitura, através do link: http://sefa.serra.es.gov.br:8080/tbw/loginWeb.jsp?execobj=ServicoPesquisaDebitoUnico.

Será aberta uma página em que o cidadão deve digitar o número da inscrição do imóvel ou o CPF (ou CNPJ) do dono do imóvel. Lá, é possível ter acesso a todos os boletos de IPTU, inclusive em atraso. Se eles aparecerem em vermelho na tela significa que a dívida está ajuizada ou protestada. Nesse caso, é preciso se dirigir pessoalmente à Procuradoria Geral da Serra, no prédio da prefeitura, com a documentação pessoal e do imóvel para regularizar a situação. A prefeitura fica na Rua Maestro Antônio Cícero, 111, Caçaroca.