Conselho Municipal reforça a importância da valorização dos trabalhadores da saúde

No Dia Mundial da Saúde, o Conselho Municipal de Saúde da Serra reforça a importância da valorização de todos os trabalhadores de saúde, principalmente, nesse momento de pandemia e toda a luta em favor da vida.

Texto: Angela Angius - Foto: Secom/PMS

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira (7), o Conselho Municipal de Saúde da Serra (CMSS) reforça a importância da valorização de todos os trabalhadores de saúde, principalmente, nesse momento de pandemia e toda a luta em favor da vida.

Este ano, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) trouxe como tema a “Defesa do SUS e da vida de todas as pessoas”. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, com o intuito de conscientizar a população sobre os diferentes fatores que afetam a saúde das pessoas.

A presidente do CMSS, Rosalda de Oliveira Cardoso ressalta também a importância do papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na vida de cada brasileiro. “Não podemos esquecer que diante de tantas perdas, de tantas fragilidades em torno de nós, temos pessoas comprometidas com a vida. Temos que dar as mãos e lembrar que o SUS não pode acabar. Lembrar também que a atenção básica tem que ter uma continuidade para aqueles que necessitam de exames periódicos, bem como medicações. O SUS existe para dar essa sustentabilidade a todos os cidadãos brasileiros”.

Atividades

Nesta semana da Saúde, o CNS fará várias atividades virtuais e simbólicas com a rede de conselhos de todo o Brasil com o objetivo de dar mais visibilidade à saúde pública, defendendo o SUS como política pública inclusiva e de qualidade, fruto da conquista do povo brasileiro e seu papel fundamental para o combate à pandemia da Covid-19.

Para Rosalda Cardoso, esse é o momento de destacar que o “controle social tem a corresponsabilidade de buscar alternativas em conjunto com o poder público, gerar recursos e subsídios para garantir a execução orçamentária adequada”.

“E neste momento também nós convocamos a todos que usem máscara ao sair, façam o uso adequado da higienização com álcool e evite aglomerações. É você cuidando de todos e nós cuidando de vocês”, falou a presidente do CMSS, reforçando os protocolos sanitários, tão necessários neste período de risco extremo da pandemia.