Consultas médicas, emprego e CadÚnico em sábado de muitos serviços e alegria

Programação, especial Dia das Crianças, aconteceu no Parque Caminho do Mar

Consultas médicas, emprego e CadÚnico em sábado de muitos serviços e alegria


Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

O tema é Dia das Crianças, com muitas atrações para os pequenos, mas o sábado (15) foi recheado também de vários serviços por parte da Prefeitura da Serra, na 5ª edição do Serra + Cidadã, em Cidade Continental.

Equipes da saúde, assistência social, cidadania, negociação de dívidas, educação e outras áreas ocuparam os espaços da estrutura montada no Parque Caminho do Mar para atender a comunidade.

“O Serra + Cidadã de hoje é diferente de todos os outros porque é temático e com um tema muito bom, que é o Dia das Crianças. Além de todos os serviços da Prefeitura, ele entregou o sentimento de felicidade e alegria muito maior. Ao mesmo tempo que a pessoa vem procurar os serviços, traz os filhos para se divertirem. Vamos aproveitar esse modelo para, nos próximos, levar mais atividades de lazer”, destacou o prefeito Sergio Vidigal.

Ele fez questão de visitar todos os ambientes da estrutura montada no Parque Caminho do Mar e também entregou medalhas às crianças que participaram de torneio de futebol organizado pelos professores de Educação Física do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef).

Foram organizadas atividades recreativas, supergincana e torneios infantojuvenil de futebol, de mini furinho e de embaixadinha.

O Serra + Cidadã também ofertou outros serviços, como cadastro e atualização do Cadastro Único, orientações sobre acesso a serviços socioassistenciais e benefícios: Serra Social, Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Agência do Trabalhador Móvel, van com as vagas de emprego abertas no Sine, também foi para a programação com cerca de 500 oportunidades de trabalho.

No estante da Educação, as crianças se divertiam brincando com oficina de desenho, massinha, assim como usando chromebooks e ouvindo histórias.

E teve gente saindo com o visual também repaginado. Um dos espaços do Serra + Cidadã é voltado para o cuidado da beleza e ofereceu corte de cabelo, penteado, limpeza de pele, turbante, trança, maquiagem e design de sobrancelha.

Larissa Santana, 23 anos, moradora de Nova Carapina, aproveitou a oportunidade para mudar o look. “Sempre quis fazer trança e não perdi a chance. Eu vim ao evento para tentar uma consulta médica e, enquanto isso, passei aqui e garanti o novo visual. Achei bacana demais”, afirmou.

Na área da Saúde, a oferta foi de exames preventivos, solicitação de mamografia e orientação sobre o câncer de mama. Também foram realizados testagem rápida de sífilis e hepatites, vacinação, aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional e atendimento com médicos especialistas.

Moradora do bairro Ourimar, Silvani de Oliveira, 47 anos, conseguiu o atendimento para a Carteira de Identidade e fez a emissão de um novo RG.

“Além disso, vim fazer exame com oftalmologista e acabei de conseguir o encaminhamento para a mamografia. É uma programação muito alegre e com muitos serviços”, comemorou.

Na Saúde também teve atendimento para os animais. Os técnicos da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizam exames clínicos e laboratoriais em cães e gatos com suspeita da doença esporotricose.