Contribuinte da Serra vai poder pagar impostos usando Pix

Com a iniciativa, impostos e taxas serão baixados no sistema em até 15 minutos após o pagamento

Contribuinte da Serra vai poder pagar impostos usando Pix


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Renato Paoliello Filho/PMS

A Prefeitura da Serra dá mais um passo em direção à modernização dos processos e fluxos de trabalho, com a adoção do PIX como uma das opções para pagamento dos débitos com o município. A medida foi formalizada nesta quarta-feira (03) em uma reunião entre o prefeito Sergio Vidigal, o secretário municipal da Fazenda, Henrique Valentim, e o Diretor de Rede de Agências do Banestes, Fernando Valli Cardoso. 

Com a iniciativa, impostos e taxas poderão ser baixados no sistema em até 15 minutos após o pagamento. A nova forma de pagamento já está funcionando em fase de testes e será aperfeiçoada durante o mês de novembro. Além da agilidade oferecida ao contribuinte, o recebimento de impostos por meio de PIX gera um custo menor ao município que as autenticações tradicionais. 

“A gente assumiu durante o processo eleitoral que a Serra iria virar vanguarda, principalmente com ferramentas tecnológicas, e hoje a gente aderiu ao PIX. O que isso significa para o contribuinte da Serra? Primeiro, a rapidez e agilidade para fazer o pagamento. Segundo, ele não precisa aguardar 24, 48 horas, para ter o certificado de quitação da dívida, isso é feito automaticamente, e terceiro, isso reduz muito o custo da prefeitura, que hoje paga uma taxa específica de autenticação quando vai se pagar um tributo municipal”, destaca o prefeito Sergio Vidigal.     

O diretor do Banestes, Fernando Valli Cardoso, enfatiza o pioneirismo do banco capixaba no uso da ferramenta para a cobrança de impostos. “Foi um avanço muito grande, principalmente para os municípios e para o contribuinte, que vai poder pagar o tributo e instantaneamente tirar uma certidão negativa. Isso é um grande avanço e o Banestes, no Brasil inteiro, foi o primeiro banco e o único a oferecer esse produto”.  

O secretário Henrique Valentim explica que a medida vai levar uma grande facilidade para o contribuinte. "A grande diferença é que agora o contribuinte não precisará mais aguardar compensação bancária e reconhecimento do sistema da prefeitura para obter, por exemplo, uma certidão negativa em caso de débitos com o município”. 

“A iniciativa faz parte do compromisso assumido pelo prefeito Sergio Vidigal de transformar a Serra em uma cidade cada vez mais inteligente. A ideia é simplificar a relação do contribuinte com a Prefeitura, para que ele utilize mais o seu tempo cuidando do seu empreendimento”, destaca o secretário. 

Também estiveram presentes na reunião desta quarta-feira o secretário adjunto da Fazenda, Marcos Telles e uma equipe do Banestes composta pelo superintendente de Meios de Pagamento, Vicente Lopes Duarte; o superintendente Regional, Realino Júnior; a Gerente Geral de Arrecadação de Cobrança Bancária, Elaine Lacerda e a Gerente Geral da Agência de Serra Sede, Adriana Guerra.