Contribuintes podem pagar dívidas com desconto via aplicativo

Opção está disponível para quem tem conta no Banco do Brasil e no Banestes

Contribuintes podem pagar dívidas com desconto via aplicativo


Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Site Pixabay

Os contribuintes da Prefeitura da Serra que são correntistas do Banco do Brasil e do Banestes agora podem utilizar as plataformas digitais dessas instituições financeiras para quitar os débitos inscritos em Dívida Ativa.

A facilidade está disponível tanto para pessoa física quanto jurídica por meio de aplicativo de celular, internet banking e terminais de autoatendimento, para aproximadamente 35 mil contribuintes, de acordo com a Secretaria da Fazenda.

A lista com os débitos detalhados vinculados ao CPF do contribuinte já está disponível nos canais de atendimento do Banco do Brasil e do Banestes. Basta o cliente acessar, confirmar as informações e realizar o pagamento. O contribuinte também receberá notificações sobre os débitos pelo aplicativo, caixa postal e autoatendimento.

Para o secretário da Fazenda, Pedro Firme, o objetivo desta parceria com as instituições financeiras é oferecer mais comodidade ao contribuinte. “Esta é mais uma ferramenta que o município disponibiliza para incentivar e desburocratizar o pagamento de débitos em atraso, sem precisar que o contribuinte se desloque até uma das centrais de atendimento”, ressalta.

Os valores apresentados nas plataformas digitais já estão contemplados nos benefícios promovidos pelo programa Fique Legal, que oferece descontos de até 100% sobre a multa de mora por inscrição em Dívida Ativa e de até 90% sobre os juros.

Os documentos de arrecadação encaminhados pelas plataformas digitais poderão ser quitados até o dia 30 deste mês.

Procedimentos

Para os clientes do Banco do Brasil:

Quando acessar a plataforma digital do Banco do Brasil, o contribuinte deve observar as seguintes orientações:

1 – No Celular: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DÉBITOS;

2 – Internet Pessoa Física: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > Consulta/Pagamento;

3 – Nos Terminais de Autoatendimento: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > Consulta/Pagamento;

4 – Gerenciador Financeiro para Pessoa Jurídica: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DEBITOS > Consulta/Pagamento.

Para os clientes do Banestes:

É necessário aguardar a notificação via aplicativo, SMS ou terminais de autoatendimento.