Controladoria-Geral lança cartilha sobre ética no teletrabalho

A CGM ressaltou sobre as mudanças ocorridas no trabalho devido à pandemia da Covid-19

Controladoria-Geral lança cartilha sobre ética no teletrabalho

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Secom/PMS

A cartilha de ética lançada nesta semana pela Controladoria-Geral do Município (CGM), tem como tema a “Ética no teletrabalho”. Nela, são tratadas as condutas que precisam ser adotadas no trabalho remoto, ainda mais presente com a chegada da pandemia da Covid-19.

A pandemia mudou a rotina dos trabalhadores, através de medidas tomadas visando a saúde e a segurança dos trabalhadores e para evitar que o vírus se propagasse.

O teletrabalho é prestado de forma remota, em casa, e o rendimento do trabalhador  é monitorado através de entregas de serviços realizados. O que não se aplica ao teletrabalho é a redução ou aumento da carga horária, e folga do servidor. Na cartilha há várias dicas de como ter um home office adequado, que não atrapalhe a produtividade do trabalhador.

O objetivo dessa cartilha é incentivar a ética no trabalho remoto, para que os servidores públicos não deixem afetar a produtividade do serviço, seja presencial ou remoto. Na cartilha criada pela CGM, há várias orientações para auxiliar os servidores da Prefeitura da Serra para o rendimento no trabalho não cair, prevenindo condutas inadequadas no teletrabalho.

O Controlador-Geral do município, Victor Leite, disse que o novo coronavírus subitamente impactou a rotina e fez com que várias medidas fossem tomadas.

“O distanciamento social foi a primeira ação implementada. Juntamente com inúmeras orientações quanto à higienização das mãos e o uso das máscaras de proteção, a sociedade foi submetida à uma mudança de comportamento radical que trouxe e ainda vem trazendo consequências", ressaltou.

Victor ainda comentou que essas diversas adaptações são necessárias para garantir a produtividade com efetividade e eficiência, respeitando valores morais e éticos, que devem permear continuamente a conduta dos servidores públicos, seja no trabalho presencial ou remoto. A ação integra os trabalhos realizados pela Subsecretaria de Transparência e Combate à Corrupção em comemoração ao Dia Nacional da Ética.

A CGM ainda destacou que o comprometimento de todos os servidores com a cartilha é fundamental para que o município da Serra alcance as metas e objetivos de forma ética e transparente.

Dia da Ética

No dia 2 de maio, foi comemorado o dia Nacional da ética, pensando nisso, a Controladoria Geral do Município da Serra lançará no decorrer do mês, materiais didáticos com o objetivo de fornecer orientações aos servidores públicos do município. Os documentos trazem  aos funcionários da Prefeitura, uma concepção de vários temas, além de agregar mais dinamicidade ao trabalho.