Coronavírus: confira as ações voltadas à população vulnerável durante a pandemia

Desde o início da pandemia, o município vem desenvolvendo diversas ações para amparar os moradores em situação de vulnerabilidade social

Texto: Munik Vieira - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A pandemia do novo coronavírus exigiu mudanças e ampliou os atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra (Semas). Desde o início, em março deste ano, o município vem desenvolvendo diversas ações para amparar os moradores em situação de vulnerabilidade social.

A secretária adjunta de Assistência Social, Elcimara Loureiro, afirma que a Semas realizou alterações em alguns serviços, registrou aumento no número de atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, e promoveu diferentes mobilizações para garantir o amparo social neste momento de crise.

“Desde o início da pandemia, nossos serviços não pararam em nenhum momento, mas se adaptaram. Seguindo todas as orientações de segurança do Ministério da Saúde, criamos a Central de Benefícios Eventuais, em que o atendimento à população vulnerável deixou de ser presencial e passou a ser por telefone. Nós buscamos uma reorganização para estar à disposição da população que mais necessita dos serviços”, destaca Elcimara.

Confira as ações realizadas pela Semas:

- Março

Suspensão de atividades coletivas
Suspensão imediata de todos os serviços presenciais de convivência e fortalecimento de vínculos, além das atividades em grupo de idosos, mulheres, crianças e adolescentes realizadas pela secretaria, com o objetivo de proteger a população e evitar aglomerações.

Distribuição de mais de 25 mil cestas básicas através da Central de Benefícios Eventuais
Em março, a Semas criou a Central de Benefícios, com o objetivo de beneficiar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza dispensando cestas básicas durante o período de situação de emergência decretado no município por causa do novo coronavírus.

Desde o início dos atendimentos, no dia 25 de março, foram distribuídas mais de 20 mil cestas de alimentos. Além disso, para as famílias que fazem parte dos projetos sociais, já foram entregues quase 5 mil cestas.

- Abril

Albergue noturno passa a funcionar 24 horas
A prefeitura estendeu o horário de atendimento do albergue noturno, que passou a funcionar como abrigo 24 horas. A medida teve o objetivo de garantir o isolamento para aqueles que já estão em acolhimento institucional, ou seja, que já permaneciam no albergue no período da noite.

Prefeitura inaugura novo Centro Pop
Os cuidados com a população de rua foram redobrados e, com isso, o município inaugurou o novo Centro Pop, com quase 10 mil m². O espaço é todo estruturado e equipado para atender, por mês, cerca de 200 pessoas em situação de rua. Além de terem acesso a três refeições diárias, os usuários podem descansar nos dormitórios, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, participar de atividades, e ainda contar com atendimento psicossocial com assistente social e psicólogo.

Novo abrigo 24 horas
Além do novo Centro Pop, a prefeitura também inaugurou o quinto Abrigo 24 horas para moradores em situação de rua. O local, que fica em Jardim Limoeiro, onde funcionava o antigo Centro Pop, foi todo reformado para receber os novos moradores, que contam com refeições, local para banho e podem dormir em segurança.

- Maio

Agendamento pela internet para receber cestas básicas
A prefeitura utilizou uma ferramenta para agilizar e facilitar o agendamento dos moradores beneficiários das cestas de alimentos distribuídas pela Central de Benefícios Eventuais. Pela internet, os moradores puderam acessar uma página específica e realizar o cadastro. Ao fim do preenchimento do formulário e sendo aprovado o cadastro, uma senha era gerada com o dia e horário para o morador ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Laranjeiras retirar a cesta de alimentos.

- Junho

Serra acolhe idosos em hotel durante a quarentena
A Prefeitura da Serra oferece uma nova modalidade de acolhimento no município para idosos com Covid-19. O Hotel Praia Sol, localizado em Nova Almeida, recebe pessoas para participar do programa de hospedagem solidária.

A hospedagem solidária atende pessoas com 60 anos ou mais, ou com algum tipo de deficiência, que se encontram em vulnerabilidade domiciliar e que testaram positivo para o novo coronavírus. Cerca de 300 pessoas poderão ser beneficiadas com o serviço ao longo dos próximos seis meses.

Estão disponibilizadas 30 vagas para o isolamento social no hotel, com a possibilidade de o serviço ser ampliado. Cada morador selecionado passará por uma série de exames e, caso seja confirmada a contaminação pela Covid-19, será isolado por 14 dias no hotel. Após esse período, será feita uma reintegração social e novos testes serão realizados. Caso esteja livre da doença, o morador será liberado.

Auxílio de R$ 300 para famílias carentes
Mais de 2.600 famílias com renda de até R$ 89 por pessoa, e sem acesso a nenhum benefício do governo federal, receberam um auxílio de R$ 300 para fins de alimentação e itens de higiene.