Crianças aprendem a dizer não à violência contra a mulher

Alunos participaram da campanha Quem Ama Abraça

Crianças aprendem a dizer não à violência contra a mulher


Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Divulgação/Seppom-PMS

Cento e dezesseis alunos das turmas de nono ano da Emef Sonia Regina realizaram uma belíssima apresentação no colégio para encerrar a campanha Quem Ama Abraça Fazendo Escola na Serra.

A apresentação, que foi aberta aos pais e à comunidade da escola, foi realizada na última sexta-feira (25), com exibição de vídeos produzidos pelos próprios alunos, poemas, músicas e murais, todos com a temática de combate à violência contra a mulher.

Quem Ama Abraça

A campanha Quem Ama Abraça Fazendo Escola na Serra é promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu).

A ação tem como objetivo garantir que professores e demais profissionais das escolas sejam capazes de identificar os sinais emitidos pelas crianças que vivem em um ambiente de violência, seja ela física, psicológica, sexual, entre outras.

Dessa forma, os professores, que passam grande parte do dia na companhia dos pequenos, podem se atentar ao comportamento deles, para identificar e auxiliar na resolução do conflito, orientando onde buscar ajuda.

"Queremos que os professores despertem o olhar de sensibilidade para questões de sala de aula como aluno com comportamento disperso, ou mesmo com agressividade e desrespeito aos colegas, que possam estar correlacionadas à repetição e à reprodução da violência doméstica e familiar, assim como onde buscar ajuda e apoio para tais situações”, explica a titular da Seppom, Luciana Malini.