CTA comemora 20 anos em novo endereço

A partir desta sexta (01), o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) estará localizado na Rua Braulina Baptista Lopes, 10, em Rosário de Fátima.

CTA comemora 20 anos em novo endereço


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

A partir desta sexta (01), o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) vai passar a funcionar em novo endereço. Em uma edificação mais ampla e com acessibilidade, o prédio do novo CTA/SAE está localizado na Rua Braulina Baptista Lopes, 10, em Rosário de Fátima.

Para organizar o novo espaço, desta terça (28) a quinta (30), não haverá atendimento no serviço. Os pacientes em acompanhamento foram reagendados e orientados para retornar ao serviço a partir do dia 01 de julho. Para acolher e orientar os novos usuários, um servidor ficará encarregado disso na atual instalação.

Prestes a completar 20 anos, o CTA/SAE é um equipamento da Secretaria de Saúde que foi inaugurado em 04 de julho de 2002, que realiza atendimento de testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C; orientações em aconselhamento individual com equipe multiprofissional; entrega de insumos de prevenção (preservativos); ambulatório de PrEP; acompanhamento médico e laboratorial para os munícipes com diagnóstico de HIV e hepatites virais (B e C); além de farmácia especializada para esses agravos.

O novo imóvel contará com mais consultórios, sala de atendimento coletivo, recepção, sala de espera reservada e miniauditório. Todo esse investimento é para proporcionar uma melhor qualidade no acolhimento e atendimento aos munícipes em espaço mais humanizado; para além disso espaço para atendimento de grupo e espaço para capacitação/formação.

Com a ampliação física do Centro de Testagem e Aconselhamento, o serviço do Ambulatório de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) que, neste momento funciona aos sábados, passará a funcionar de segunda a sexta. O agendamento acontece tanto presencialmente, quanto pelo telefone do CTA/SAE, pelo 3338-6757. Sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas.