Cuidado de autistas nas relações de gênero é fruto de debate nesta quarta (14)

O encontro também faz alusão ao Dia Internacional de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado neste mês de abril

Cuidado de autistas nas relações de gênero é fruto de debate nesta quarta (14)

Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

Quem tem filhos sabe da difícil tarefa de conciliar a criação dos pequenos com a vida profissional. Esse papel recai, na maioria das vezes, sobre as mães que ficam responsáveis pelas tarefas relativas à educação dos filhos, sobrecarregando muitas vezes a mulher.

Quando se trata do cuidado de crianças, adolescentes e adultos com autismo esses cuidados são redobrados, considerando as estratégias necessárias à inclusão, às dificuldades para acesso e permanência nas escolas públicas e privadas, à socialização, e aos tratamentos na área de saúde, dentre outras demandas.

Para discutir e repensar essa realidade, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania  (Sedir) e de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) promovem, nesta quarta-feira (14), o painel virtual “Desigualdades das Relações de Gênero nos Cuidados dos filhos com deficiência”. O encontro será às 14 horas, no canal do Youtube Educa Serra.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania Gracimeri Gaviorno informou que por meio desse diálogo, pretende-se abordar as desigualdades nas relações de gênero e na distribuição dos “papéis sociais” associados culturalmente a homens e mulheres, onde as tarefas relativas à educação e criação dos filhos recai a maior parte do tempo sobre a mulher.

”Isso é resultado do machismo estrutural vigente na sociedade e ao mesmo tempo retroalimenta padrões de comportamentos discriminatórios”, pontuou.

Painel

O encontro também faz alusão ao Dia Internacional de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado neste mês de abril.  Além de representantes da administração municipal, o encontro contará com a doutora em Política Social e pesquisadora sobre feminismo, Célia Barbosa da Silva Pereira, outras integrantes do Coletivo Mães Eficientes Somos Nós e o presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos da Serra, Nilberto Ramos.

As painelistas da conversa são integrantes de um expressivo movimento de luta pelos direitos de crianças e adolescentes com deficiência do município da Serra. Elas contarão suas vivências e experiências enquanto mulheres que se dedicam em tempo integral aos filhos autistas conciliando essa tarefa com a profissão, estudos e lutas políticas, entre outras atividades. A maioria das vezes sem contar com a participação dos maridos ou companheiros.

Nilberto também vai falar da sua experiência enquanto pai de autista e profissional que ao longo dos anos, juntamente com sua esposa, buscou estratégias para dividir as tarefas e promover a inclusão e o desenvolvimento da filha Laila, 25 anos, autista. Casos como o dele são exceção no contexto de famílias de pessoas com deficiência, nas quais a sobrecarga feminina é o padrão.

Painel Virtual em Alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo
Tema: As desigualdades nas relações de gênero no cuidado dos filhos com deficiência
Data: 14 de abril (quarta-feira)
Hora: das 13h30 às 15h30