Cuidadores e idosos ganham dia de passeio e piquenique na Serra

Programação faz parte das ações do grupo "Cuidando de quem Cuida"

Cuidadores e idosos ganham dia de passeio e piquenique na Serra

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Divulgação/Rede Alsa-Semas

“Todo cuidador bem cuidado, cuida mais e por mais tempo!”. A frase, encontrada em muitas mensagens nas redes sociais, traduz realmente uma verdade que merece toda atenção. E há um grupo na Serra que pensa especificamente nas pessoas que cuidam do outro, naquelas que são cuidadores de idosos.

O grupo é chamado “Cuidando de quem Cuida” e, na última semana, no dia 28, promoveu um passeio muito especial com 12 cuidadores de idosos e também algumas pessoas idosas.

Em uma van, eles percorreram durante parte da manhã o litoral do município e finalizaram a programação com um piquenique no gramado em frente à Igreja dos Reis Magos. Na ocasião também foi realizada uma roda de conversa sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

A programação foi organizada pelo Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (Sead), uma parceria entre a Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Rede Alsa.

O grupo de cuidadores e de idosos é atendido pelo Sead Serra-Sede, que compreende vários bairros da região e tem o acompanhamento da Gerência de Proteção Social Especial, da Semas.

“Em decorrência da sobrecarga de trabalho, quem cuida precisa de atenção física e psicológica.  Precisam estar bem para poder cuidar de si mesmos e, consequentemente, cuidar do idoso assistido. Esse tipo de ação é sempre muito prazerosa, vemos a alegria no rosto de cada um”, declarou a coordenadora do Sead Serra-Sede, Aline Xavier, da Rede Alsa.