Dia Nacional da Vacinação lembra a importância da prevenção

A data foi promovida para conscientizar a população sobre a importância da prevenção por meio da imunização

Dia Nacional da Vacinação lembra a importância da prevenção


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Melhor prevenir do que remediar. O ditado é antigo, mas sua importância continua atual. Vacinar-se é a melhor forma de se proteger e de manter sua família protegida de vários tipos de doenças. Por isso, nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Nacional da Vacinação.

A data foi promovida para conscientizar a população sobre a importância da prevenção por meio da imunização. É muito importante manter o Cartão de Vacinação atualizado. Na Serra, basta procurar uma das 39 unidades de saúde munido da caderneta de vacina, documento de identificação e, quem tiver, o Cartão SUS. Elas funcionam de segunda a sexta, das 07 às 17h.

São disponibilizadas pelo Ministério da Saúde na rotina de imunização 19 vacinas, que protegem contra meningite, hepatites, HPV, tétano, sarampo, poliomielite, entre outras doenças.

Há vacinas para crianças, adultos, gestantes e idosos. A atualização é rápida e simples. Todas as Unidades de Saúde da Serra já possuem salas de vacinação informatizadas com o Sistema do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).