Defesa Civil orienta moradores sobre descarte correto de lixo

Para os casos de emergência o órgão funciona 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados, e pode ser acionado pelos telefones 199 e 99938-9500

Defesa Civil orienta moradores sobre descarte correto de lixo

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Defesa Civil-PMS

Para evitar entupimento de rede e acidentes mais graves, a Defesa Civil da Serra vem orientando os moradores do município sobre o descarte correto de lixo. A ação é realizada em bairros e comunidades que constantemente são afetados pelas fortes chuvas.

Desde março deste ano, quando a Serra sofreu com fortes chuvas, a Defesa Civil já fez esse trabalho de conscientização em Planalto Serrano, Eldorado, Divinópolis, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Guaraciaba, Nossa Senhora da Conceição, Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Bicanga, Residencial Jacaraípe, Costa Bela, Morada de Laranjeiras, Manguinhos, Santo Antônio, São Marcos II, Campinho da Serra, Taquara I e Taquara II e Jardim Bela Vista.

O coordenador da Defesa Civil da Serra, Henrique Tápias de Sales, afirmou que essa ação de conscientização é essencial para evitar tragédias.

“Essa ação de compartilhamento de orientações agora é uma rotina. Toda vez que somos acionados para vistoriar um imóvel em risco, aproveitamos a oportunidade para levar informação à comunidade”, declarou.

A Defesa Civil atua em ações de mitigação, preparação, reconstrução e resposta. Este último, exige acionamento imediato. Por isso, para os casos de emergência o órgão funciona 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados, e pode ser acionado pelos telefones 199 e 99938-9500.

Coleta Seletiva

A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) realiza, dentro do programa Serra Cidade Limpa e Saudável, campanhas regulares de conscientização e educação quanto à destinação do lixo produzido nas residências e comércios.

Local de Entrega Voluntária (LEV)

A coleta seletiva é simples de ser feita e gera renda para muitas famílias. Na Serra, funciona o modelo em que os moradores se deslocam até um Local de Entrega Voluntária (LEV) e depositam o material reciclável seco. Ao todo, o município conta com 111 LEVs, localizados em vias públicas e em unidades da rede municipal de ensino.

Alguns condomínios residenciais possuem espaços separados para o lixo úmido, que não pode ser reciclado, e o lixo seco, que pode e deve ser reciclado. Veja abaixo alguns exemplos de lixo úmido e lixo seco.

Lixo úmido

- Restos de alimentos;

- Cascas de frutas e verduras;

- Plásticos e papéis engordurados;

- Bitucas de cigarro;

- Cotonetes;

- Papel higiênico;

- Absorvente íntimo;

- Copo, prato quebrados;

- Fralda descartável.

Lixo seco

- Jornal, papelão, papel dobrado ou cortado (não amassado);

- Garrafas pet;

- Latinhas;

- Vidros (garrafas e embalagens de bebida, alimentos em conserva);

- Plásticos (sacolas, copos, embalagens de material de limpeza, copos de iogurte);

- Caixas longa vida (caixas de leite, suco, iogurte, leite condensado);

- Sucata e metais (pregos, parafusos, panelas, canos).

Como separar o lixo em casa

Quem não mora em condomínio pode fazer a separação em casa normalmente. A Sese orienta para que a separação do que pode e o que não pode ser reciclado aconteça assim que o produto for consumido.

“Tenha no seu quintal, varanda ou área de serviço, duas lixeiras para já descartar o lixo no seu local certo. O lixo seco já deve estar limpo para não contaminar o que pode ser reaproveitado, explicou o secretário Enio.

Associações de Catadores

Atualmente, três Associações de Catadores são beneficiadas com a coleta seletiva na Serra: Abrasol, em Planalto Serrano, Recuperlixo, no bairro Jardim Tropical e Amarvila, localizada em Vila Nova de Colares. Todos os associados dependem da reciclagem para sobreviver, por isso, além de contar com o suporte da prefeitura da Serra, é preciso que a população ajude, fazendo o descarte adequado para evitar desperdícios.