Dezembro Vermelho: Serra oferece teste rápido de HIV

Teste pode ser feito em todas as unidades de saúde e no CTA/SAE do município

Dezembro Vermelho: Serra oferece teste rápido de HIV


Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Nesta terça-feira (1º) tem início o Dezembro Vermelho, mês para conscientização e prevenção do HIV/Aids. A Serra oferece teste rápido de HIV, assim como preservativos, em todas as unidades de saúde e no CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento em IST, HIV e Hepatites Virais/Serviço de Assistência Especializado em IST, HIV e Hepatites Virais). 

O resultado do teste sai em 30 minutos e, em caso de resultado positivo, é refeito. Se houver confirmação, a pessoa passa a ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar do CTA/SAE formada por médicos, assistente social, psicólogo, entre outros profissionais.

A realização do teste é muito importante, pois o diagnóstico precoce possibilita a assistência adequada ao portador do vírus, controlando o desenvolvimento da doença.

CTA/SAE

O CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento em IST, HIV e Hepatites Virais/Serviço de Assistência Especializado em IST, HIV e Hepatites Virais) é responsável pelo tratamento e acompanhamento de pacientes HIV positivo e outras IST’s (infecções sexualmente transmissíveis). Possui equipe médica qualificada (infectologista, clínico geral e ginecologista) e atendimento individual com equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos).

Os pacientes recebem orientação quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento. No local, é fornecida também assistência farmacêutica para HIV positivos e portadores de Hepatites B e C.

Há também ações de educação em saúde como: palestras para empresas, escolas e outras instituições; campanhas educativas; ações de testagens; e busca consentida de pacientes HIV positivos. O CTA/SAE disponibiliza preservativo masculino e feminino, gel lubrificante, folders e outros materiais informativos.

Para atendimento, basta comparecer ao serviço com um documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência com endereço completo, que inclua o CEP.

Serviço:
CTA/SAE: Av. Norte Sul, n.º 78, Rosário de Fátima.
Horário de funcionamento: das 7 às 17 horas
Telefone: 3338-6757