Dia de premiação na Educação da Serra

Os alunos classificados em 1º lugar vão representar a Serra na etapa estadual

Dia de premiação na Educação da Serra


Texto: Núbia Nacimento - Foto: Tom Paparazzi/Secom

Lugar de criança é sendo formalmente reconhecida pelos seus esforços em se divertir, crescer e aprender! Esse é o intuito da Premiação do Ministério Público do Trabalho (MPT) nas escolas, uma parceria da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Educação, com o MPT, que garante o direito da criança de ser premiada pelo seu único trabalho: ser criança. 

O prêmio foi entregue na manhã desta sexta-feira (30) com muita emoção no auditório da Secretaria de Educação, no bairro Caçaroca.

Um dos principais obejtivos do projeto do MPT é abordar, de forma acolhedora e com o intuito de transformar em realidade social, a temática sobre os direitos das crianças e adolescentes, prevenção e erradicação do trabalho infantil,por meio da realização de ações que ressaltassem os temas relativos aos direitos do adolescente, especialmente a conscientização sobre os males causados pelo trabalho precoce. 

A Serra contou com a participação de 12 EMEFs inscritas, abordando 84 turmas do  4º ao 9º anos, atendendo no total 2.234 estudantes da rede municipal e aproximadamente 29 professores foram multiplicadores dessa ação.

Os trabalhos foram produzidos a partir do kit recebido, contendo edições da série “MPT em Quadrinhos” que aborda essa temática para ser trabalhada em sala de aula e a partir desse material, inspirar os seus próprios. 

Emoção

E foi ao som de muitas palmas que um por se levantou, com timidez ou confiança, alegria ou surpresa, e até um que precisou se ausentar por alguns minutos para retomar o fôlego, pois tamanha foi a emoção e nervosismo de escutar o nome ser ovacionado na hora de receber os prêmios.

Não importou se de primeiro, segundo ou terceiro lugar, ainda que fosse o de participação. Troféu, medalha, aprendizado e em alguns casos o despertar de uma carreira compunham o prêmio entregue para os 27 alunos pelas categorias de conto, poesia, desenho e música.

O Dr. Marcos Mauro Rodrigues, procurador do Trabalho Estadual, esteve na premiação e falou sobre os trabalhos apresentados pelos alunos do município. 

“O resultados dos trabalhos apresentados nos dão a certeza que nosso objetivo foi alcançado. O tema não foi só passado, mas ficou claro que professores, alunos e a família captaram a principal importância da mensagem central que é a segurança das crianças e dizer não ao trabalho infantil", disse. 

Todos os alunos que conquistaram o primeiro lugar estão automaticamente classificados para a etapa estadual e vão representar a Serra.