Dia do Aposentado: saiba como aproveitar essa nova fase da vida

Hoje, 24 de janeiro, é o Dia Nacional do Aposentado

Dia do Aposentado: saiba como aproveitar essa nova fase da vida

Texto: Djeisan Maria - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Profissionais que dedicaram uma vida inteira ao trabalho agora podem descansar recebendo uma remuneração. Essa é a trajetória daqueles que estão aposentados, e há um dia especial destinado à essa categoria. Hoje, 24 de janeiro, é o Dia Nacional do Aposentado.

Para que os servidores possam aproveitar melhor essa etapa, o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) orienta que é necessário ter um projeto de vida para essa fase, que inclua planejamento financeiro, cuidado com a saúde, boa utilização do tempo livre e relacionamento familiar e social.

Foi assim que fez a auxiliar de serviços gerais da prefeitura, Josefa Geraldo dos Santos. Ela trabalhou na prefeitura por mais de 23 anos e teve o merecido descanso aos 53 anos de idade, após 33 anos de contribuição por meio do serviço público, além de outros empregos.

A trajetória profissional de Josefa na administração municipal começou como auxiliar de serviços gerais em uma escola, tarefa que executou entre os anos de 1991 a 2004. Em 2004 ela foi transferida para uma secretaria municipal, na mesma função. “A aposentadoria foi uma benção, me deu liberdade para me dedicar à minha família. Agora posso cuidar dos meus netos, minha maior alegria”, comenta.

Dia Nacional do Aposentado

A data é comemorada em 24 de janeiro. No município, são mais de 2.200 aposentados e ainda 364 pensionistas amparados por um regime próprio gerenciado pelo Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS).

Os servidores da prefeitura podem se aposentar por idade e por tempo de contribuição. O IPS realiza a gestão financeira dos recursos advindos dos servidores e do município. O objetivo é estabelecer uma política de excelência na administração previdenciária dos segurados, prestando assistência aos inativos e pensionistas do município.

O Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Social foi instituído em homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.

Nova Sede

Os aposentados do Instituto terão mais comodidade em um novo espaço que está sendo construído e será 100% acessível. Elevadores, rampas e banheiros, por exemplo, vão permitir que qualquer cidadão tenha acesso à nova sede. Além disso, haverá instalação de placas fotovoltaicas, o que vai garantir que a conta de energia seja reduzida em 80%. A energia obtida através das placas fotovoltaicas (energia solar) converte a luz e o calor do sol em eletricidade, sendo considerada uma fonte de energia renovável e sustentável

No momento, o IPS está atendendo na sede provisória, que fica no prédio anexo à Prefeitura da Serra, onde funcionava a Defensoria Pública do Estado.