Dia Nacional de Combate ao Fumo: Prefeitura faz teste de graça para identificar dependência do cigarro

O Programa de Controle ao Tabagismo, que já funciona em outras unidades da Serra, vai começar a ser oferecido na Unidade de Serra Dourada a partir desta quarta-feira (28)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Amanda Amaral/Secom-PMS

Moradores da Serra que quiserem se livrar do vício do cigarro terão uma oportunidade nesta quarta-feira (28). A Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada vai oferecer testes para identificar grau de dependência, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta-feira (29). O evento começa às 8 horas e inclui uma roda de conversa sobre dependência.

O Programa de Controle ao Tabagismo, que já funciona em outras unidades do município, vai começar a ser oferecido também na Unidade de Serra Dourada a partir desta quarta-feira (28). Os participantes já estão pré-inscritos, mas a ideia é formar novos grupos posteriormente.

Cerca de 500 pessoas por ano procuram o Programa de Controle ao Tabagismo da Serra. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos.

Caso seja necessário, o tratamento também inclui medicação específica (como adesivo de reposição de nicotina, goma de mascar, comprimido para controle de ansiedade) para ajudar no período de adaptação sem o cigarro. Essa necessidade é avaliada com atendimento clínico e teste do nível de dependência.

Onde buscar o serviço:

- De segunda a sexta, das 7 às 17h.

- Locais:

• Unidade Regional de Saúde de Boa Vista