Disque 100 possui atendimento pelo WhatsApp

O cidadão deve enviar uma mensagem para o número 61 99656-5008

Disque 100 possui atendimento pelo WhatsApp


Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Pixabay

As denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, feitas especialmente por meio do Disque 100 e do Ligue 180, agora também podem ser feitas via WhatsApp.

Para receber atendimento ou fazer uma denúncia, o cidadão deve enviar uma mensagem para o número 61 99656-5008. Após resposta automática, ele será atendido pela equipe da central única dos serviços. A denúncia recebida será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Para a subsecretária municipal de Assistência Social, Elizeth dos Anjos, é uma ferramenta importante, pois é uma ajuda a mais na luta contra as violações dos direitos humanos e abuso sexual de crianças e adolescentes.

“São inúmeros casos de violações dos direitos humanos e abuso sexual de crianças e adolescentes e essa ferramenta é muito importante para a população. A Serra também tem mecanismos de suporte para quem precisa de ajuda. Os Creas são unidades públicas e estatais, responsáveis pela oferta de serviços especializados e continuados, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos", comentou.

Ela informa, também, que a Semas realiza no mês de maio ações voltadas ao combate ao Abuso e à Exploração sexual contra Crianças e Adolescentes.

“Durante o mês de maio, a Semas está com diversas ações voltadas para o combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Eles têm o objetivo de conscientizar a população e coibir os crimes sexuais", afirmou Elizeth.

Canais

Além do WhatsApp, os canais de atendimento do Disque 100 e do Ligue 180 podem ser acessados pelo site da Ouvidoria e por outros aplicativos como o Direitos Humanos Brasil.

Em todas as plataformas, as denúncias são anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento da denúncia. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. Além de denúncias, os canais disponíveis também podem ser acionados para esclarecer dúvidas e registrar reclamações e sugestões sobre o serviço.

 

*Com informações da Agência Brasil.