Dívida de R$12 mil cai para R$76 em mutirão na Serra

Dívida de R$12 mil cai para R$76 em mutirão na Serra

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

No primeiro dia de Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon da Serra, ontem (8), uma consumidora viu sua dívida de mais de R$ 12 mil cair para apenas R$76, o que representa um desconto de 99,40%. Os descontos médios oferecidos pelas 14 empresas participantes foram de 82%.

Quem ofereceu esse desconto de quase 100% foi uma financeira, que reduziu o valor da dívida de uma autônoma de R$12.730, 41 para apenas R$76,38. A consumidora ainda terá até o dia 23 de julho para quitar o acordo e ficar com o nome limpo junto à financeira.

Nessa segunda-feira, primeiro dia de mutirão, foram atendidas cerca de 250 pessoas. O total em valores negociados foi de R$1.460.561,28 e as propostas somaram R$261.145,67, o que significa um desconto médio de 82%.

Mais de 99% de desconto também foi oferecido a uma promotora de vendas, moradora do bairro André Carloni. A financeira reduziu a dívida dela de R$22.788,99 para R$182,14, representando desconto de 99,20%.

Agora imagine uma dívida de R$15.224,56, também com uma financeira, ser reduzida para R$274,04 e ainda com a possibilidade de pagamento parcelado em duas vezes. Isso também aconteceu para uma consumidora do município, que foi atendida no mutirão.

Ivanilda Santos de Oliveira representava bem o sentimento de quase todos que saíam das salas de negociação nessa segunda-feira. A moradora de Serra-Sede possuía uma dívida com uma financeira desde 2015, após ter feito uma compra para um conhecido em seu nome. A dívida estava em mais de R$ 12 mil e ela conseguiu negociar de forma que as parcelas cabem no seu bolso: vai pagar uma entrada de R$ 60 e seis parcelas de R$59. “Estou muito feliz”, resumiu Ivanilda.

Lembrando que o mutirão acontece até a próxima sexta-feira, dia 12, na Faculdade Doctum, em Laranjeiras. Poderão participar os consumidores devem agendar o atendimento pela internet pelo site proconmutirao.serra.es.gov.br ou acessando o banner do evento no site da prefeitura (serra.es.gov.br). É muito fácil agendar, só é necessário escolher a empresa pela qual deseja ser atendido, dia e horário, e informar nome, CPF, telefone e email.

Porém, aqueles que não agendarem e quiserem comparecer ao local do mutirão poderão ser atendidos, desde que os agendados não compareçam. “O atendimento é garantido àqueles agendados. Para os outros, vamos fazer de tudo para encaixá-los se houver desistências”, explicou a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos. O consumidor que não tiver acesso à internet ou tiver dificuldades, pode procurar o Procon da Serra, em Portal de Jacaraípe.

O atendimento é direcionado apenas ao portador da dívida, ou seja, ele mesmo deve comparecer ao mutirão, salvo em caso de representante possuir procuração.

No dia do atendimento, o consumidor deve apresentar CPF, identidade, comprovante de residência e, se for o caso, procuração.

Empresas Participantes:

• Bancos - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banestes e Bradesco
  • Financeiras - Crefisa, Dacasa, AgoraCred, Avista
  • Telefonia - Grupo Claro/Net/Embratel, Vivo, Oi
  • Outros - Cesan, EDP Escelsa

5º Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon da Serra

Agendamento no site proconmutirao.serra.es.gov.br ou acessando o banner do evento no site da prefeitura (serra.es.gov.br)

Mutirão: até a próxima sexta-feira (12), na Faculdade Doctum, em Laranjeiras

De terça (9) a sexta-feira (12) - de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas