Do conserto da máquina à confecção de roupas: como curso ajudou moradora da Serra

Texto: por Samantha Dias

Ela costura e conserta as próprias máquinas, com isso, não perde tempo e nem encomendas e consegue atender muito mais clientes. Essa é a nova realidade de Lucinéia Moraes Alves, de 53 anos, que há 20 anos é costureira, mas aprendeu recentemente a também dar manutenção nas máquinas de costura.

Ela se inscreveu no curso de qualificação gratuito Manutenção em Máquina de Costura, oferecido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).

"Surgiu a oportunidade de me matricular no curso e eu aproveitei. Queria aprender mais, só costurava e não sabia nem pegar em uma chave de fenda. Quando dava algum problema na máquina, eu ficava parada, demorava a consertar, pois às vezes eu não tinha o dinheiro e minhas encomendas de costura ficavam comprometidas", disse.

Ela conta que o custo para manutenção é alto, por isso, às vezes, atrasava seu trabalho. "A visita do técnico custa de R$90 a R$100, fora o valor da peça, caso precisasse trocar", contou.

Mas, desde que começou a participar das aulas oferecidas pela prefeitura, esse custo Lucinéia não tem mais. O conhecimento que ela adquiriu, já colocou em prática, quando uma de suas máquinas precisou de manutenção.

Moradora de Taquara, Lucinéia aprendeu a costurar cedo, vendo a mãe, também costureira, trabalhar. Com o tempo, foi pegando prática e, aos 25 anos, foi trabalhar em uma fábrica de costura, onde aprendeu a usar a máquina industrial. Tempos depois, abriu um ateliê em Laranjeiras, onde ficou por seis anos, até que precisou dedicar tempo aos cuidados dos pais.

Hoje, Lucinéia trabalha em casa mesmo. Faz reparos, consertos, bainhas, reforma, costura uniformes pra igreja, até roupa de festa. Em média, atualmente, ela tira R$800 por mês com o serviço.

"Sempre tenho serviço. Agora, se a máquina der algum defeito, eu mesmo mexo e continuo trabalhando, não perco tempo. Tempo é precioso, se eu parar, perco dinheiro e isso não acontece mais. Além disso, não preciso ficar com o prejuízo do valor do conserto, já que eu não repassava esse valor para o serviço de costura", disse.

Finalizado o curso de manutenção em máquina de costura, seus novos objetivos são montar um novo ateliê e fazer o curso de modelagem.