Drenagem, pavimentação e reformas: pedidos da população para 2019

Drenagem, pavimentação e reformas: pedidos da população para 2019

Drenagem, pavimentação e reformas: pedidos da população para 2019


Texto: por Gabrielle Tallon

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), já começou a elaborar a Lei Orçamentária Anual 2019 (LOA) e os moradores estão dando as suas contribuições durante as plenárias que são realizadas para definir as prioridades entre as propostas contidas no Plano Plurianual (PPA) e as metas que deverão ser atingidas no próximo ano.

Até o momento já foram realizadas três plenárias, que aconteceram nas regiões de Civit B, Castelândia e Praia III, e entre os principais pedidos dos moradores que estiveram presentes nos eventos estão: drenagem e pavimentação, reforma de praças, investimento em segurança e construção de novos centros de vivência. A próxima plenária, voltada para a região de Carapina, acontece hoje (27), às 19h, no Centro Comunitário de Eurico Salles.

Os encontros são essenciais para a elaboração da Lei Orçamentária Anual 2019 (LOA), pois neles a população exerce seu controle social, decidindo sobre os principais investimentos na cidade. 

De acordo com a secretária de Planejamento Estratégico, Patrícia Lempê, a participação dos moradores do município é de extrema importância. ?As plenárias representam o momento para fortalecimento da gestão democrática no município, onde a comunidade decide sobre os investimentos, obras e serviços para a cidade, fortalecendo o controle social?, explica.

Novidade: portal para envio de sugestões 

Uma novidade deste ano é que, agora, os moradores do município podem dar sua contribuição de forma rápida e fácil, por meio do site: loa2019.serra.es.gov.br. Basta preencher algumas informações pessoais, escolher os eixos e descrever as sugestões, sendo que cada pessoa pode enviar até três propostas diferentes. 

?O site facilita a participação das pessoas, que podem dar suas sugestões sem ter que sair de casa, por exemplo, pelo computador ou celular?, comenta a secretária. 

Sobre a LOA 

A LOA disciplina todas as ações e projetos da gestão do município. Na Câmara Municipal, os vereadores discutem a proposta enviada pelo Executivo, dão sugestões por meio das emendas e votam o projeto. Depois de aprovado, o projeto é sancionado pelo prefeito e se transforma em Lei.

Serviço ? Plenárias da LOA 2019

Região de Carapina: 27/07 (sexta-feira), às 19h ? Centro Comunitário, Eurico Salles

Região de Anchieta: 02/08 (quinta-feira), às 19h ? Centro de Vivência, José de Anchieta

Região de Civit A: 06/08 (segunda-feira), às 19h ? Auditório da Escola Iolanda Schineider, Av. Brasília, Porto Canoa 

Região de Laranjeiras: 07/08 (terça-feira), às 19h ? Centro Comunitário, Rua Copacabana, Morada de Laranjeiras, ao lado do campo 

Região de Praia I: 08/08 (quarta-feira), às 19h ? Escola Leonel Brizola, Av. Todos os Santos, Bairro das Laranjeiras

Região de Praia II: 13/08 (quarta-feira), às 19h ? Centro de Vivência, Cidade Continental / Setor Europa, ao lado da Escola Irmã Cleusa

Região de Serra B: 14/08 (terça-feira), às 18h30 ? Câmara Municipal da Serram, Auditório Paulo Pereira Gomes, Serra-Centro

Região de Serra A: 16/08 (quinta-feira), às 18h30 ? Câmara Municipal da Serra, Auditório Paulo Pereira Gomes, Serra-Centro