Sem aulas presenciais, professores se reinventam para ensinar a distância

Equipe produz atividades on-line para serem enviadas para seus alunos via WhatsApp ou postadas no site da prefeitura, ou ainda para serem distribuídas impressas

Sem aulas presenciais, professores se reinventam para ensinar a distância

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Freepik

A suspensão de aulas e atividades presenciais nas escolas e creches da Serra, devido à pandemia do novo coronavírus, exigiu adaptação de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e dos alunos.

As circunstâncias evidenciaram outra forma de abordagem na educação: a de ensinar por meios virtuais. O quadro branco e o pincel foram substituídos pelo computador. A sala de aula, pela ocupação de espaços domésticos. Com isso, muitos professores, como Alcione Gabriel Dias, de 63 anos, precisaram se reinventar e recorrer às novas tecnologias para ensinar a distância.

“No início, não foi fácil. Afinal, tínhamos de aprender a usar a ferramenta escolhida pela escola (google forms) em um curto período. Eu precisava assimilar as novas tecnologias, que eu não domino, dentro do prazo”, revelou Alcione, professora de artes da escola de ensino fundamental (EMEF) Irmã Cleusa.

A educadora contou que o apoio dos profissionais da escola em que trabalha fez toda a diferença no seu processo de aprendizagem. “A escola nos orientou sobre a importância daquele esforço, para nos aproximar dos alunos e, principalmente, para acolher o estudante neste momento difícil. Por isso, vejo que foi compensador todo o esforço”, acrescentou.

A diretora da instituição, Rosilene Araújo, conta que mesmo com tantos desafios, principalmente por se tratar de uma EMEF com 917 estudantes do 1º ao 9º ano, toda a equipe escolar abraçou a ideia de produzir atividades on-line para serem enviadas aos seus alunos via WhatsApp ou postadas no site da prefeitura, ou ainda para serem distribuídas impressas.

“Toda a equipe –  professores, coordenadores, pedagogos e a direção – se empenhou em aprender sobre as novas tecnologias em vídeos e sites de busca. Também aprendemos à medida que a gente se ajudava. Entendemos que para ensinar de um novo jeito era necessário aprender e trabalhar de um novo jeito. Ferramentas de trabalho em grupo passaram a fazer parte dos nossos dias, e passamos a nos perguntar por que não as utilizávamos com tanta frequência antes”, contou Rosilene.

O pequeno Victor Lopes, estudante do 3º ano A da EMEF Irmã Cleusa, já aprovou a iniciativa dos professores de se adaptarem ao meio virtual. Para fazer as atividades pelo computador de casa ele até veste o uniforme, como se estivesse na sala de aula.

Atividades pedagógicas

Com as aulas presenciais suspensas, as escolas e creches da Serra estão se organizando para oferecer novas atividades pedagógicas para os alunos de forma personalizada, seja on-line ou impressa. Cada unidade de ensino é responsável pela elaboração de suas atividades pedagógicas não presenciais.

Os pais ou responsáveis pelos alunos podem acessar algumas dessas atividades no site da Prefeitura Municipal de Serra, por meio do endereço: educacao.serra.es.gov.br.

Caso haja alguma dúvida no acesso ou para obter mais informações, a família pode procurar a direção da escola, por meio do telefone fixo ou celular institucional da unidade.

A Sedu esclarece que as atividades impressas estão sendo entregues, prioritariamente, aos estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para aqueles que não possuem acesso à internet.

O material disponibilizado é o mesmo, seja on-line ou impresso.

Na Educação Infantil, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão encaminhando as atividades pedagógicas não presenciais preferencialmente por meio on-line, tendo como eixo principal as interações e brincadeira.