Educação da Serra será projeto-piloto de abordagem metodológica de inovação

Steam é um acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Educação da Serra será projeto-piloto de abordagem metodológica de inovação


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Educação, oficializou nesta sexta-feira (10), mais uma parceria com a ArcelorMittal. A novidade é o programa Liga STEAM, que chega para a comunidade escolar da rede de ensino da prefeitura, no município. 

O Liga Steam refere-se a uma abordagem metodológica baseada em projetos que contribuem para o desenvolvimento de forma inovadora e interdisciplinar, dentro das áreas STEAM (S Science, T Technology, E Engineering, A Arts e M Mathematics). 

O intuito do projeto é disciplinar desde a base escolar a curiosidade de carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, através de métodos atrativos e práticos que conversem com as atuais exigências do mundo, que tem caminhado cada vez mais para uma realidade tecnológica e moderna. 

Jorge Oliveira, diretor presidente da ArcelorMittal, iniciou o momento de apresentação relembrando a parceria de longa data no município da Serra com a fundação e agradeceu a oportunidade de fazer da Serra protagonista e projeto-piloto do Liga Steam. 

“Vamos conectar educadores para formar uma rede referência em Steam em todo o Brasil e escolhemos a cidade da Serra para fazer parte dessa nova forma de atuação”, disse em nome de toda sua equipe. 

Sergio Vidigal, prefeito da Serra, esteve no evento com a secretária de educação Fabiana Negreli e a equipe administrativa e pedagógica das instâncias de atuação da Sedu Central e ressaltou o quão significativa essa iniciativa é para agregar conhecimento agora e para o futuro profissional da comunidade escolar.

 “Essa parceria vem para capacitar os alunos de nossas escolas a estarem preparados para os novos desafios profissionais que estão atualizando o currículo, as formas de pensar e trabalhar. As inovações chegaram e precisamos estar prontos para elas” disse.

Steam Girls 

O Liga Steam passou pela Serra no mês de maio com a caravana Steam Girls, ao todo cerca de 2100 crianças participaram dos três dias de evento. Entre oficinas e espetáculos, esta ação é destinada a meninas e levou a mensagem de equidade de gênero a todos os alunos, ensinando que meninas e meninos podem escolher o seu futuro, que as possibilidades devem ser as mesmas em qualquer área de atuação.