Em 5 meses, 82% dos projetos da prefeitura para 2019 já estão em execução

Em 5 meses, 82% dos projetos da prefeitura para 2019 já estão em execução

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Uma gestão e uma sociedade melhor são construídas, entre outras coisas, com projetos e ações que são colocados em prática em diferentes áreas. Na Prefeitura da Serra, em apenas cinco meses, cerca de 82% dos maiores e mais importantes projetos definidos por todas as secretarias municipais já estão sendo executados, beneficiando milhares de moradores da cidade.

Entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Cidade Continental - Setor Ásia, implantação da escola em tempo integral e do sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Serra, regulamentação do transporte por aplicativo, construção do Hospital Materno Infantil, da Upa de Castelândia, da Arena Riviera, do Centro de Iniciação ao Esporte em Vila Nova de Colares, de campos de futebol, aquisição de novos computadores, anúncio de reajuste salarial, aumento no valor e no número de pessoas beneficiadas pelo programa Pró-Família, aumento na captação de vagas de emprego no Sine da Serra, e muito mais.

Também teve início o Serra + Você, reformas e construção de praça, revitalização das ruínas de Queimado, elaboração do projeto de revitalização e reestruturação da Igreja de São João de Carapina, restauro da Igreja de Reis Magos, drenagem e pavimentação, expansão do Parque da Cidade, elaboração da cartilha dos 20 anos do Orçamento Participativo, projeto Quem ama abraça fazendo escola no município da Serra, arborização da cidade e eleição para membros do Conselho Tutelar.

Todas essas ações já aconteceram ou estão acontecendo, uma vez que podem ser projetos que têm duração de vários meses, como é o caso das ações do Serra + Você, por exemplo, que já visitou três bairros (Central Carapina, Planalto Serrano, Bairro das Laranjeiras), e cujas edições acontecem ao longo de todo ano.

A definição de projetos e atividades acontece sempre no início do ano. Em 2019, o Planejamento Estratégico da Prefeitura da Serra aconteceu em fevereiro e centenas de projetos foram elencados nas áreas de educação, saúde, mobilidade urbana, assistência social, segurança, esporte, lazer, habitação e outras.

“Definir as ações logo no início do ano é de extrema importância e reflete positivamente na execução e no resultado dos projetos. O Planejamento Estratégico permite que a gestão faça sua programação, não demore a dar início às execuções e tenha tempo suficiente para tirar todos os projetos do papel, cumprindo tudo aquilo que foi pensado e que é importante para os moradores, para a cidade e para a administração”, explicou a secretária de Planejamento Estratégico (Seplae), Lauriete Caneva.

O prefeito Audifax Barcelos destaca que a alta porcentagem de ações já em andamento ou concluídas refletem o comprometimento da gestão, além de demonstrar preparo e organização. “É importante ter bons projetos, mas, principalmente, colocá-los em prática. É gratificante, por exemplo, ver a população usufruindo dos equipamentos públicos que estamos construindo e reformando, conseguindo se inserir no mercado de trabalho com as nossas ações para aumentar a geração de emprego, e recebendo assistência social, pois também ampliamos e fortalecemos os projetos nessa área, como o programa Pró-Família”, disse o prefeito.

Audifax acrescentou, ainda, que reconhecer o funcionalismo também é importante: “Ver os servidores felizes com o aumento de salários mostra que estamos no caminho certo”.

Até dezembro, as demais atividades serão executadas, cada uma a seu tempo. De acordo com a secretária da Seplae, é feito um acompanhamento permanente de todos os projetos, com informações de início, andamento e conclusão de cada um deles.

O Planejamento Estratégico da prefeitura prevê, ainda, outras importantes ações, que, conforme cronograma, serão feitas ou entregues até dezembro. Algumas dessas ações são: Rotatória de Maringá, fortalecimento da economia solidária e criativa, ampliação e melhoria da estrutura do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), convocação da 3ª turma da Guarda Civil Municipal para início do curso de formação, implantação de bases móveis comunitárias em Jacaraípe, Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, Serra-Sede e Laranjeiras, mutirão de negociação de dívidas do Procon da Serra, entrega de Cmeis em Central Carapina, Vista da Serra II e Colina da Serra, etc.